31 de julho de 2025

Bancada do Nordeste. Parlamentares reclama de ineficiência na aplicação de recursos. Marcelo Castro (PMDB-PI) defende que emendas sejam imositivas….

.

Por admin
Publicado em

(Brasília-DF, 26/09/2007) Um dos pontos levantados durante a reunião nordestina foi a ineficiência na aplicação dos recursos do Orçamento e a não liberação das emendas. “Precisamos criar mecanismos de aperfeiçoamento da aplicação de recursos. As dotações previstas em Lei não estão sendo aplicadas integralmente”, afirmou Paulo Rubem Santiago. O parlamentar exemplificou o caso do Maranhão que destinou R$ 10 milhões para Universidade Federal e até agora só foram liberados R$ 150 mil.





O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) defendeu que as emendas sejam impositivas, como forma de evitar que o governo possa manipular o parlamentar. “O executivo só libera recurso das emendas ao fim do ano. Desta forma ficamos a mercê de interesse políticos”, opinou Castro.





O deputado José Pimentel (PT-CE) saiu em defesa do governo. “Temos o Orçamento mais rígido do mundo com 90% dos recursos vinculados. Apenas 9,6 % dos recursos podem ser mexidos pelos três poderes”, justificou. O relator informou ainda que o governo já liberou grande parte dos recursos previstos em Lei. “Dos 90 % vinculados, cerca de 60% foi cumprido até agosto de 2007”, revelou.





(por Liana Gesteira)