Bancada do Nordeste. Júlio César (DEM-PI) cobra mais recursos do SUS para região. Raimundo Gomes Matos (PSDB-CE) informa que Ceará sofre nova paralisação na Saúde….
.
Publicado em
(Brasília-DF, 26/09/2007) Um dos temas levantados hoje na bancada do Nordeste foi a disparidade na aplicação dos recursos do SUS. “O Nordeste, que mais precisa de atendimento do SUS e engloba 33% da população do Brasil, têm apenas 22% dos recursos”, afirmou Júlio César (DEM-PI). O parlamentar alegou que o Rio de Janeiro, que tem 8 % da população do país, recebe 12 % dos recursos do SUS. Júlio César explicou que 90% da população piauiense depende do SUS, enquanto 30 % dos cariocas são beneficiados por esse serviço.
“O Sudeste oferece serviços mais modernos, com custo mais alto, e por isso recebem mais recursos. Mas o Nordeste ainda está sofrendo de questões primárias na área da Saúde”, revelou Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). O parlamentar citou a crise na região para justificar um maior aporte para o SUS. “Hoje mesmo está acontecendo uma paralisação de médicos no Ceará de mais de 12h. E o Rio e São Paulo são quem mais absorvem recursos da Saúde”, criticou.
(por Liana Gesteira)