Bancada do Nordeste. Coutinho disse que relação do BNDES com o Nordeste é “injusta”. Zezeu Ribeiro, coordenador da Bancada, disse que Sudene não saiu porque não é prioridade para o Governo….
.
Publicado em
09:14h – (Brasília-DF, 29/08/2007) A Política Real está atenta. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, chegou agora há pouco ao encontro, café-nordestino, da Bancada dio Nordeste.
Ele foi logo tratando da relação do Banco com a região Nordeste e fez um meã culpa. Coutinho é nordestino.
Ele disse que o Nordeste tem 14% do PIB brasileiro, 28% da população mas só teria 8 % da carteira do banco. Ele disse que no passado a região já tinha tido 12 % de participação. Ele disse que mesmo com a intercção com o Banco do Nordeste essa situação seria injusta.
“Acho essa posição injusta. Esta posição mesmo com o apoio do BNB é injusta. Isso não absolve o banco”
Ele fez um parênteses e lembrou que o BNDES, BNB e Petrobras são fruto do Governo Vargas.
Ele informou que está criando uma política de ação sistêmcia para desenvolvimento regional.
“ A questão regional não deve ser tratada como um mero departamento mas deve ser tratado como uma questão sistêmica”, disse Coutinho.
Ele informou que está fazendo um “esforço”para gerar uma sintonia com os governadores do Nordeste e as agências de desenvolvimento regional.
Coutinho informou que pediu aos governadores do Nordeste que pediu uma “oportunidade” para levar a diretoria do banco para fazer uma exposição sobre o que o Banco pode fazer em parceria com os estados.
COORDENADOR – O deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA), coordenador da Bancada do Nordeste, informou a todos, logo na abertura dos trabalhos, que essa seria a primeira vez que Luciano Coutinho vinha a Câmara Federal como presidente do Banco. Ontem, Coutinho esteve no Senado, como noticiou, ontem, a agência.
Zezeu Ribeiro informou a Coutinho que a bancada diferente de outros grupos parlamentares se reúnem rotineiramente. Ele enregou a Coutinho publicações geradas pela Bancada, saudou o retorno dos deputados B.Sá(PSB-PI) e Betinho Rosado(DEM-RN). Ele disse que a Sudene não retornou porque não é uma prioridade para o Governo.
Zezeu Ribeiro depois da fala de saudação disse que existe uma impressão que existe o BNB para atender o Nordeste e o BNDES serve para o Sudeste-Sul.
( por Genésio Araújo Junior)