31 de julho de 2025

Bancada do Nordeste<BR> Geddel Vieira Lima anunciou seu compromisso como ministro de Lula de defender a Transposição do São Francisco; Deputados da bancada querem discutir melhor o tema.

.

Por admin
Publicado em

(Brasília-DF, 29/03/2007) Durante o café da manhã da bancada do Nordeste alguns parlamentares tocaram no tema da transposição do Rio São Francisco. O deputado Fernando Ferro (PT-PE) defendeu que o tema seja discutido com profundidade entre os nordestinos. “Reconheço o trabalho feito pelo ex-ministro Ciro Gomes, mas acho que ainda é preciso um diálogo maior sobre o projeto. Temos que avaliar, por exemplo, a questão da transposição de águas para irrigação dentro do projeto”, disse Fernando Ferro.



O ministro Geddel Vieira Lima afirmou que já iniciou o diálogo, inclusive com parlamentares que são contrários a propostas, mas destacou seu compromisso maior com o governo Lula de promover a Transposição. “Quero colocar aqui que estou aberto ao diálogo, mas é preciso ressaltar que sou ministro do governo Lula e o meu limite é a decisão do presidente”, declarou.



Geddel comentou que em sua última atuação parlamentar se colocou contrário ao projeto, mas hoje refez sua visão em torno do projeto e está disposto a defendê-lo. “Eu não tenho receio de enfrentar desafios”, disse o ministro. O baiano admitiu que projetos de irrigação de seu estado como o Baixio do Irecê e o Salitre tem uma previsão de tirar do Rio o triplo de recursos hídricos do que a Transposição prevê. “Precisamos tornar o debate mais claro”, explicou Geddel Vieira Lima.



O ex-deputado também desconstruiu o discurso de oposicionistas ao projeto de que é preciso revitalizar antes de fazer a integração das águas do Rio. “Esse debate de fazer a revitalização e depois transpor é uma falácia. As obras de revitalização devem ser feitas antes, durante e depois do projeto. É uma ação permanente”, argumentou.



O deputado Fernando Ferro, inclusive, aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento da Frente Parlamentar pela Revitalização do Rio São Francisco e destacou a importância da bancada se mobilizar em torno da PEC que cria o Fundo de Revitalização do Rio. A PEC, que foi aprovada em 2005, prevê cerca de R$ 300 milhões anuais para ações de revitalização do São Francisco, e já se encontra na pauta do plenário.



(por Liana Gesteira)