31 de julho de 2025

BA/PI: Tarifas caras dificultam turismo interno.

Bancada do Nordeste.

Por admin
Publicado em

( Brasília-DF,10/08/2005) Custos altos das tarifas de viagem internas e problemas de infra-estrutura nas estradas e cidades foram alguns dos problemas apresentados pelo deputado Júlio César (PFL – PI) para o pouco interesse no turismo interno e a conseqüente saída dos turistas brasileiros para outros países.



– As tarifas cobradas pelas empresas fazem com que o turista saía do país e as estradas não são nem um pouco convidativas. – criticou o parlamentar do Piauí.



O ministro Walfrido dos Mares Guia, do Turismo, convidado do café da Bancada do Nordeste realizado nesta quarta-feira, 10, afirmou que o Ministério do Turismo tem trabalhado para diminuir as tarifas internas, consideradas uma das mais caras do mundo, mas revelou que para isso deverá haver uma simplificação na Legislação.



– As tarifas aéreas brasileiras são, de cara, 16% mais caras do que as estrangeiras, porque é cobrado 16% sobre o valor de transporte do combustível de aviação dos países árabes para cá, mas o combustível é produzido no Brasil. – afirmou o ministro.



Além de investimentos na recuperação de estradas e esforço para diminuição de taxas de embarque, o Ministério do Turismo têm trabalhado no projeto “Vai Brasil” para estimular o turismo interno. O programa tem como principal função estimular o turismo na baixa temporada. O Ministério está bancando uma parte da promoção e fechando parcerias com os setores hoteleiros e de aviação para diminuir os custos de viagem nas temporadas em que os turistas minguam. O investimento do Ministério se justifica com o retorno em geração de empregos e movimentação da economia.



– Não podemos proibir o brasileiro de sair do país ou sobre taxar o dólar, precisamos é aumentar as possibilidades de turismo no país e esse projeto fará isso.



Apesar dos grandes investimentos do país no turismo para estrangeiros, o turismo interno está na lista de prioridades do ministério, que está investindo R$ 30 milhões em treinamento para recepção de turistas e atendimento ao turismo, em parceria com o SENAC e o SEBRAE.



– O preço e o custo do transporte interno no país são muito altos, precisamos nos preocupar com isso. – disse Colbert Martins (PPS-BA)





Por Alessandra Flach