31 de julho de 2025

Lúcio Alcântara não aceita criação do Fundo Regional para gerar efeitos em 2.007; Governador também quer solução para o Fundo de Compensação de Exportações – ele falou sobre biodiesel e Transnordestina

.

Por admin
Publicado em

O governador Lúcio Alcântara(PSDB) foi o primeiro a falar à Bancada do Nordeste. Ele não aceita que a Câmara vote uma Reforma Tributária em que o Fundo Regional só passe a valer em 2.007 com “ minguados “ 0,8% dos recursos do IPI e IR.

– Quem é que vai trabalhar por lei complementar?! Isso é um absurdo. Ninguém vai conseguir votar isso lá na frente. Tem que ser tudo definido agora! – disse o governador que não escondia sua determinação, e convicção, que este é o momento para conseguir pressionar o Governo, na Câmara.

Nossa proposta é o seguinte:

– Fundo Regional com efeitos de repasse aos Estados, em 2%, já em janeiro de 2.006.que daria R$ 2,5 bilhões;

– Cem por cento dos recursos para Norte,Nordeste e Centro-Oeste;

– Fundo de Compensação das Exportações( Hoje, o estados só recebem 19% do que deveriam com a Lei Kandir).

BIODIESEL E TRANSNORDESTINA – Questionado pela reportagem da Política Real sobre a possibilidade do Nordeste perder a reserva de mercado no biodiesel – 50 % das aquisições de óleo na região, pela Petrobras – ele foi categórico:

– É fundamental que se mantenha a reserva. Já falei com o presidente Renan( Calheiros, do Senado Federal) e a senadora Patrícia( Saboya, do PPS) já está tomando conta disso. Se não for dada essa garantia, a intenção do presidente Lula, de levar renda ao semi-árido, desaparecerá! Vai embora( o sonho) – disse o governador do Ceará

Sobre o anúncio de se tirar a Transnordestina do papel, como foi anunciado, ontem, na posse do novo conselheiro da República, senador Alberto Silva(PMDB-PI), ele contou detalhes:

– Eu bato palmas. O Presidente( Lula) já tinha me dito isso. Essa obra é fundamental para o desenvolvimento econômico da região, especialmente para o Ceará e o Piauí – disse Lúcio Alcântara.

( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)