31 de julho de 2025

Deputados criticam mobilização pelo fim da MP 232, enquanto Nordeste fica de lado; Machado(PFL-SE) pediu convocação dos governadores e Júlio César(PFL-PI) defendeu maior lastro para os prefeitos

.

Por admin
Publicado em

Vários parlamentares demonstraram durante a sessão de debates da reunião da Bancada do Nordeste da manhã desta quarta sua insatisfação com o tratamento que se deu a MP 232 pela mídia e por setores da sociedade enquanto o Nordeste não recebe da parte do Governo, da mídia e nem do próprio Parlamento quando coloca em questão seus interesses tributários e fiscais.



– A MP 232 não tem um impacto de nem 1% em meu Estado enquanto em São Paulo poderia afetar 30% da economia – disse o deputado Pedro Fernandes(PTB-MA) sobre as dificuldades do Nordeste na questão tributária.



O deputado Fernando de Fabinho(PFL-BA), José Machado(PFL-SE) e Vicente Arruda(PSDB-CE) concordaram com o deputado maranhense.



– No dia que nos posicionarmos de uma forma definitiva as coisas vão mudar. 150 deputados num plenário fazem falta! – disse o parlamentar baiano.



O deputado Machado(PFL-SE), coordenador da Bancada do Sergipe, não negou sua aflição.



– O deputado Mussa Demes(PFL-PI) disse que não sabe quem vai ter um ataque antes. Se eu ou o governador João Alves!



A questão do Fundo Regional para investimento em infraestrutura para pequenos estados ,como Sergipe, é fundamental.



Ele lembrou a ação conjunta dos governadores do Maranhão, José Reinaldo(PTB-MA) e João Alves(PFL-SE), que na semana passada já começavam a trabalhar, no Congresso, uma alternativa para a Reforma Tributária que permitisse mais recursos para os estados.



– Na semana passada eles estavam andando sozinhos na Câmara. E agora eu pergunto, cadê os colegas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas( só ao final o deputado Rogério Teófilo(PPS-AL) chegou ao evento no CFC) ?! A reforma tributária, pelo jeito, não vai fazer falta a eles! – disse o parlamentar, abusando da ironia, ao final.



Ele defendeu, no que foi apoiado com ênfase pelo deputado Pedro Fernandes(PTB-MA), que se convoque os governadores para uma reunião para tratar de uma solução para os estados. Ele, Machado, defendeu que os secretários de Fazenda sejam, também, convidados. Ficou definido que os governadores serão convidados para discutir uma ação conjunta dos Estados da região para o Fundo Regional e a Reforma como um todo.



Os governadores serão convidados pela Bancada do Nordeste para participarem do Café-Nordestino da próxima quarta,06. Existe uma tendência de que a reforma tributária não seja votada hoje.



(da redação com informações de Genésio Araújo Junior)