A má-notícia é outra!
Lula tem um ministro da Justiça que é um “punhos de renda”, enquanto precisamos de um xerife, como temos um no STF. As oposições sem Bolsonaro aproveitando que a sociedade quer vingança, e não justiça, desembainham seus sabres!
Publicado em
(Brasília-DF) Não sou ave de mau agouro, escrevo essas maltraçadas no Dia dos Mortos! Tenho uma péssima notícia para lhes dar.
Segundo levantamento do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universida- de Federal Fluminense (Geni/UFF), a Região Metropolitana do Rio somou 707 chacinas na região desde 2007, com 2.865 civis mortos nas ações policiais.
Já teve governos federais do PT, MDB, Bolsonaro (não dá para falar de partido) e agora PT de novo. A “Operação Contenção” no último dia 28 de outubro registrou 121 mortes, considerada a mais letal da histórica e vem tendo apoio tanto dos cariocas como um todo, assim como dos cariocas que moram em favelas e comunidades.
A má-notícia que tenho para dar não são essas em que nossa sociedade aplaude mortes e as legitima. O problema é que não teremos solução à vista. O crime organizado vai continuar organizado, perdeu gerentes e soldados, mas seus chefes estão intocados e se o Comando Vermelho perde algum empuxo só abre espaço para outros grupos crescerem. No Brasil, temos outras franquias da criminalidade e das facções.
Enquanto essa gente sente, mas não morre como entidade, o poder público vai continuar dividido em nome de suas falsas verdades, que não servem ao respeitável público.
A turma da Esquerda que dá suporte ao Lula 3 nunca teve boas ideias para enfrentar a criminalidade, em imaginar a alta criminalidade, a turma da Direita, que busca protagonismo sem Bolsonaro, tem ideias ruins ou que não se sustentam. O prendo e arrebento tem vida curta na hora que bala acertar alguns de seus nobres.
Imaginar que a experiência de Nayib Bukele, em El Salvador, que tem a maior prisão das Américas com 40 mil pessoas num país de 6,3 milhões de habitantes serve para o nosso Brasil é uma tolice sem precedentes. Os Estados Unidos tem a maior população carcerária do Mundo, mas tem o país onde se morre mais de overdose e culpa a China por isso!
Esse episódio nos morros da Penha e do Complexo do Alemão fez com que o Governo Lula 3 lançasse um projeto Antifacção que a oposição, qual retomou gás com o episódio pois o Governo não sabe tratar - deseja aprovar uma lei que torna o crime organizado terrorismo. Repito, um governo sem ideias e uma oposição com ideias ruins.
Todo mundo que tem algum juízo sabe que se deve combater duramente a alta criminalidade com policias organizadas que imponham respeito e temor, assim como fechar a torneira da dinheirama que os financia. Falar é fácil, colocar para funcionar é que são elas!
Lula tem um ministro da Justiça que é um “punhos de renda”, enquanto precisamos de um xerife, como temos um no STF. As oposições sem Bolsonaro aproveitando que a sociedade quer vingança, e não justiça, desembainham seus sabres!
O problema é que entre os dias 11 e 21 de novembro, o Brasil vai se mudar para Belém(PA), por conta da COP 30 e quando voltar, os poderosos, só vão pensar em orçamento, para pagar suas contas eleitorais de 2026.
Enquanto isso, os dois lados incompetentes e oportunistas, que ora choram ou repisam sobre mortos, vão pouco mais fazer. O festival de saídas legislativas, como se resolvessem algo, podem até ser apresentadas, mas pouco ou nada vão fazer.
Essa é a má-notícia que tenho para dar, infelizmente!
Por Genésio Araújo Jr, jornalista
e-mail: [email protected]