Lula sinaliza apoio, e Júlio César, coordenador da Bancada do Nordeste, se aproxima do PT rumo ao Senado em 2026
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 08/10/2025) O deputado Júlio Cesar participou, nesta quarta-feira (8), da solenidade da tarifa social de energia elétrica no Palácio do Planalto, com o presidente Lula, em Brasília. A pré-campanha ao Senado no Piauí ganhou impulso com a aproximação do deputado federal Júlio César (PSD) ao presidente Lula e ao PT. Após movimentos públicos da direção petista e da base governista no estado, Júlio tem reiterado que seguirá alinhado ao projeto político de Lula e do governador Rafael Fonteles (PT) em 2026. Em declaração recente, o parlamentar afirmou que “nosso grupo político aqui é o do Rafael, com o presidente Lula”, reforçando a convergência estratégica entre PSD e PT no Piauí.
A costura local acompanha a linha defendida pelo governador Rafael Fonteles, que rechaçou “chapinhas” e pregou concentração de candidaturas em PT, MDB e PSD para 2026 — desenho considerado “mais inteligente do ponto de vista matemático” para maximizar cadeiras e consolidar a aliança.
Em junho, com o apoio do presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, Júlio César garantiu que o PSD do Piauí estará ao lado do PT e de Rafael Fonteles na montagem da chapa majoritária de 2026, independente da posição nacional do seu partido.
Pautas no Congresso e alinhamento com o Planalto
Na Câmara, Júlio César atua como coordenador da Bancada do Nordeste e tem reforçado a interlocução de pautas caras ao governo e aos municípios — papel que o mantém no centro de negociações orçamentárias e econômicas na base de Lula.
Senadora Jussara Lima, Alexandre Silveira, Júlio César e Lula no Planalto
( da redação com assessoria. Edição: Política Real)