31 de julho de 2025
HOMENAGEM

Câmara dos Deputados faz homenagem pelos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauí; Presidente Kleber Eulálio fala na contribuição da Alepi para gestão pública, educação e segurança jurídica

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Severo Eulálio presidente da Alepi com Marcelo Castro, Rafael Fonteles, Flávio Nogueira e Dr. Francisco Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados:

(Brasília-DF, 12/08/2025) Na manhã desta terça-feira, 12, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene para homenagear os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi). A classe política do Piauí, incluindo agentes do Executivo, Legislativo, membros do Judiciário, piauienses instalados, ligados a Associação Cultural dos Amigos do Piauí (Acampi), a mais importante na Capital Federal, foram conferir o evento.  A comunidade piauiense é junto com baianos e maranhenses a maior comunidade nordestinos na Capital Federal.

A iniciativa foi do deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), que ressaltou o papel dos parlamentos estaduais na construção da cidadania, mesmo em períodos de instabilidade política, como o regime militar.

O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), destacou a contribuição do Legislativo piauiense para os avanços do estado em áreas como educação, saúde e energia. “Aprovamos leis estruturantes, que modernizaram a gestão pública, fortaleceram a educação, aumentaram a segurança jurídica, incentivaram o desenvolvimento econômico e protegeram os mais vulneráveis”, afirmou.

Eulálio destacou várias ações da Assembleia Legislativa, entre elas o fato de ser o primeiro parlamento brasileiro a operar uma TV em canal aberto, com transmissão das sessões. “Essa decisão transformou substancialmente a relação da Alepi com a população, levando transparência, informação e cidadania aos mais remotos territórios do Piauí”, comentou ele, referindo-se à TV Assembleia.

O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância de homenagear a democracia e ressaltou que o Poder Legislativo, em todos os níveis, é o que mantém maior proximidade com a população.

“Nunca é demais homenagear a democracia, ainda mais em tempos em que alguns poucos questionam o modelo democrático, seja com palavras, seja até mesmo com ações contra o modelo que nós temos no nosso país. E quem mais representa a democracia, não tenha dúvida, é o Poder Legislativo, a Casa do Povo, seja em nível federal, estadual ou municipal. São, de fato, os parlamentares que mais têm essa proximidade com a população”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.

“É muito oportuna a proposição desta sessão, pois nunca é demais celebrar a democracia. E quem mais representa a democracia é o Poder Legislativo, a Casa do Povo, seja em nível federal, estadual ou municipal. São, de fato, os parlamentares que mais têm essa proximidade com a população no dia a dia”, destacou Rafael.

O chefe do Executivo do Piauí frisou ainda que os deputados são eleitos pelo povo, assim como governadores, presidentes e prefeitos, e ajudam a governar. “Temos profundo respeito pelo Poder Legislativo, igualmente eleito pelo povo como nós e, portanto, governamos juntos”, disse.

Além das autoridades mencionadas, também fizeram parte da mesa de honra, o deputado federal Francisco Costa (PT) e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior. Estiveram presentes, os deputados federais Merlong Solano (PT), Castro Neto (PSD) e Jadyel Alencar (Republicanos), além da ex-deputada e atual diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.

Também marcaram presença, o ex-presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), os deputados estaduais Francisco Limma (PT), Wilson Brandão (PP), Ziza Carvalho (MDB), Dogim Félix (PP), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Marden Menezes (PSD), Hélio Rodrigues (PT) e Tiago Vasconcelos (MDB), além do secretário e deputado licenciado Flávio Júnior, prefeitos, secretários de estado e outras autoridades.

A Alepi foi instalada em 4 de maio de 1835, na então Vila de Oeiras, capital da Província do Piauí, após a promulgação da Lei Imperial nº 16, de 1834. O Parlamento provincial era composto por 20 deputados, eleitos para mandatos de dois anos. “A instalação do Parlamento provincial fortaleceu a representação política dos cidadãos dentro da estrutura governamental piauiense”, destacou Flávio Nogueira.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)