31 de julho de 2025
TARIFAÇO

Em evento Esfera Infra, no Recife, Governadora Fátima Bezerra apresenta medidas de compensações do "tarifaço" no RN

Fátima Bezerra também listou ações em saneamento, recursos hídricos, rodovias e energias renováveis

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Fátima Bezerra fala em painel do Esfera Brasil Infra ao lado da governadora Raquel Lyra, de Pernambuco FOTOS: Joana Lima/Assecom-RN.

(Brasília-DF, 09/08/2025) Nesse sábado, 09, foi realizado no Recife(PE) evento/seminário do grupo Esfera Brasil voltado para Infraestrutura (Esfera Brasil Infra), e a Política Real dá destaque a presença das únicas governadoras do Nordeste no encontro. A governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, falou no evento. Também estiveram no evento ministros, governadores e lideranças empresariais para debater a infraestrutura e a economia do Nordeste

A governadora integrou o painel "Potência Nordeste", ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Em sua apresentação, Fátima detalhou o pacote de medidas adotado pelo estado para mitigar o impacto da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos, que já afeta 96% dos itens exportados pelo Rio Grande do Norte ao mercado daquele país.

Para minimizar os impactos na economia e proteger os empregos, Fátima detalhou a ampliação da desoneração de ICMS para empresas exportadoras vinculadas ao Proedi, além de duplicar o valor mensal de créditos acumulados do imposto para os setores mais atingidos. As ações utilizam recursos próprios do estado, sem comprometer repasses já programados.

"Nós ampliamos a desoneração para as empresas exportadoras, olhando, obviamente, para os setores que foram mais diretamente afetados pela medida americana, a começar pelo sal. O nosso estado é o maior produtor de sal do país. Os Estados Unidos, por sinal, são o maior consumidor do nosso produto. É uma cadeia produtiva muito importante pela quantidade de empregos que ela gera. São quatro mil pessoas que estão com os empregos em risco. O outro setor que nos preocupa é o do pescado. Temos protagonismo na pesca do atum", disse a governadora potiguar.

Ela também afirmou que o governo propôs a criação de linhas de crédito emergenciais e o uso de compras públicas para absorver a produção. Em uma frente diplomática, o estado e o setor produtivo enviaram uma carta conjunta ao governo federal, solicitando a inclusão do Rio Grande do Norte nas negociações com os EUA para buscar um prazo de adaptação ou a reversão da sobretaxa.

Paralelamente, reforçou Fátima, foi iniciado um plano para diversificar mercados internacionais, com foco na América Latina e Ásia. "Nossa estratégia inclui o mapeamento de barreiras tarifárias, qualificação técnica de exportadores e a promoção de acordos comerciais", comentou.

A governadora mencionou ainda o envio do projeto de lei da nova Política Industrial para a Assembleia Legislativa. A proposta, elaborada com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, visa fortalecer o setor, estimular a inovação e gerar empregos qualificados, alinhando o estado à política nacional de reindustrialização.

Fátima Bezerra também assinalou os investimentos em energias renováveis. O destaque foi o Porto-Indústria Verde, que será construído no litoral Norte do Estado. "É uma obra importantíssima para todo o Nordeste. Vai permitir a exploração dos parques eólicos offshore (no mar) e do hidrogênio verde. E, semana passada, demos um passo muito importante para isso, com o início do processo de escolha da empresa que fará o projeto executivo. O processo será feito pelo BNDES", adiantou.

O território potiguar, assinalou a governadora, destaca-se com uma capacidade instalada que chega a 12 GW - suficiente para abastecer cerca de 100 vezes seu consumo interno. Esse excedente energético coloca a região em posição privilegiada para atrair investimentos em data centers. "São as chamadas 'fábricas digitais'. Atrair este tipo de investimento é uma pauta que está sendo prioritariamente discutida no âmbito do Consórcio Nordeste", detalhou.

( da redação com informações e texto de assessoria. Edição: Política Real)