BANCADA DO NORDESTE – “É preciso a apropriação coletiva de temas como transposição do S. Francisco e refinarias”, diz Odorico Monteiro

;

Por admin
Publicado em

(Brasília-DF, 26/02/2015) O deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE) defendeu nesta quinta-feira, 26, que a Bancada do Nordeste deve se apropriar de temas de grande relevância social e econômica para a região, como a transposição do rio São Francisco e as refinarias do Maranhão e Ceará.



“A agenda do Nordeste hoje é extremamente importante, porque é uma região que tem suas especificidades”, disse o petista.



Segundo o parlamentar cearense, a transposição do Rio São Francisco é uma realidade para a região.



“É preciso uma apropriação coletiva da bancada. A obra, segundo a exposição do ministro da Integração, Gilberto Occhi, esta semana, é uma obra que já está praticamente concluída e grande possibilidade de ser entregue no próximo ano. Mas o passo seguinte é gestão dela, que tem que ser feita de forma tripartite, pela União, estados e municípios”, acentuou.



Odorico destacou ainda a questão das Refinarias Premium I e Premium II. “tem um conjunto de agendas importantes, pois é a região que mais cresce”, frisou.



Participação dos novos



Com relação a participação dos novos deputados na escolha do novo coordenador, o petista lembrou que “também estou na qualidade de novato aqui na Casa”. E completou: “Acho que a gente pode tentar, talvez, fazer uma mediação, um velho ar de referência, se for o caso. Essa preocupação dos novos, se alguém não se sente legitimado, faz-se aqui um referendo hoje e depois se pode avaliar.”



Odorico Monteiro disse, no entanto, que “não há veto aqui ao seu nome, deputado Júlio César”. E destacou a parceria que o deputado piauiense terá do Líder do Governo na coordenação da bancada nordestina. “Por outro lado vossa excelência está ao lado do Líder do Governo, nosso deputado José Nobre Guimarães, que tão bem representou o Ceará quando foi o coordenou esta bancada e fui testemunho do trabalho dele dentre desta bancada. E acho que é possível chegar a legitimação de vossa senhoria para coordenação da Bancada do Nordeste”.



O petista também parabenizou Júlio Cesar pelo livro “O Brasil e o Mundo em Dados Comparativos”, distribuído no café da Manhã. “É importante, nesta Casa em que circulam muitas informações, a sistematização de informações e dados comparativo e extremamente importante na atividade parlamentar para o conjunto de ações”, concluiu.



(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, e edição de Genésio Jr.)