Bancada do Nordeste. Parlamentares nordestinos se unem aos ambientalistas para aprovar PEC do Cerrado e Caatinga. <BR> Eles vão realizar um café de trabalho conjunto nessa quarta-feira,12….
.
Publicado em
( Brasília-DF, 11/09/2007) A Política Real teve acesso. Parlamentares da Bancada do Nordeste, da Frente Ambientalista e do Grupo de Trabalho Cerrado/Caatinga iniciam nesta quarta feira, 12, uma ampla mobilização nacional em favor da aprovação da PEC 115/95 que reconhece os biomas Cerrado/Caatinga como “patrimônios nacionais”. O movimento ganhou impulso com o recente anuncio do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) de incluir a proposta na pauta de votação de Câmara.
Apesar da expressiva presença no território brasileiros e sua importância para o desenvolvimento do país, os dois biomas foram esquecidos na elaboração da Constituição de 88. Apenas a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Serra do Mar foram reconhecidos como patrimônios nacionais. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro ocupando cerca de 20% do nosso território. A Caatinga é o único bioma genuinamente brasileiro e está presente em todos os estados do nordeste e parte de Minas, representando 11% do território brasileiro.
Ao comemorar o anuncio do presidente da Câmara, o dep. Zezéu Ribeiro (PT//BA) cordenador da Bancada do Nordeste disse a votação e aprovação da PEC corrige uma grave omissão, dada a relevante importância dos biomas para o país. ” Protegê-los é fundamental para que possamos garantir o desenvolvimento sustentável e preservar a notável biodiversidade existentes na Caatinga e no Cerrado” disse ele.
Segundo o coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedro Wilson (PT-GO), a inclusão da PEC na pauta é uma prova de que a mobilização das entidades de defesa do Cerrado a favor da proposta foi eficiente. Wilson pediu ainda que os cidadãos enviem cartas e liguem para os parlamentares pedindo a aprovação da PEC.
O encontro ocorrerá a partir das 8h desta quarta, durante Café da Manhã, no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
( da redação com informações da Assessoria Bancada do Nordeste)