Bancada do Nordeste. Coutinho diz que vinculação de recursos não garante aplicação no Nordeste. Pedro Eugênio (PT-PE) alega que é preciso planejar e articular ações para investir com efetividade…
.
Publicado em
(Brasília-DF, 29/08/2007) Um dos pontos discutidos hoje durante o café-da-manhã foi sobre a eficácia de projeto que vincula 35 % dos recursos do BNDES para aplicação no Nordeste. O projeto já foi aprovado no Senado com relatoria de Tasso Jereissati. O deputado José Guimarães foi quem levantou o tema da vinculação. “Não sei se esse projeto é viável, mas se chegarmos a um financiamento de 15 % ou 20 % na região seria de grande relevância”, afirmou.
O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que já foi diretor do BNB, rebateu a eficácia da proposta. “A minha experiência mostra que aumentar investimentos não é fácil, e precisa de uma articulação anterior, uma etapa de planejamento. É até politicamente difícil ser contra essa proposta de vinculação de recursos. Mas acho algo inócuo e perigoso estabelecermos um patamar formal que seja irreal. È preciso planejamento”, argumentou.
“Mesmo que se aprove uma proposta de vinculação, pode ser que o Banco não consiga aplicar o dinheiro de qualquer forma”, complementou Luciano Coutinho. “O BNDES é um banco e para injetar recursos precisa emprestar dinheiro para empresas que tenham CNT, o que não acontece no caso dos pequenos”, explicou ainda o presidente. Ele, entretanto, se comprometeu em avaliar formas de melhorar a relação com pequeno empresário.
(por Liana Gesteira)