31 de julho de 2025

Bancada do Nordeste. Jusmari (DEM- BA) cobra pacote de crédito para custeio e tecnologia. Luiz Carreira (DEM-BA) pede estímulo a produção de biocombustíveis….

.

Por admin
Publicado em

(Brasília-DF, 16/08/2007) A bancada de baianos foi a mais presente no encontro com presidente do Banco do Brasil desta manhã. O deputado Luiz Carreira (DEM-BA) iniciou a discussão alegando que os instrumentos regionais de desenvolvimento desapareceram, citando a Sudene. “Não se deu prioridade a esses instrumentos como vinha sendo feito no início desse governo, ou em outros”, afirmou.





Nesse sentido o deputado ressaltou a necessidade de se pensar formas de inserir a produção de biocombustíveis no Nordeste. “Isso está na mão de quem define política. Do jeito que anda a produção vai se concentrar mais uma vez no Sul e Sudeste”, revelou Carreira. O deputado defendeu um estimulo para a produção no Nordeste com investimentos.





A deputada Jusmari (DEM-BA)) vai além, argumentando que é preciso criar um pacote misto de crédito para tecnologia e custeio da produção. “O agricultor do Nordeste não pode ser comparado ao agricultor do Sul, que foi colonizado por europeus que levaram técnicas mais avançadas de agricultura”, afirmou. A deputada diz que o agricultor nordestino não tem como competir com os do Sul. Lima Neto, presidente do BB, concordou com a deputada, alegando que o banco já vem trabalhando nesse sentido e que existe um tratamento diferencial para a região.





Fernando de Fabinho (DEM-BA) defendeu a criação da figura do agente comunitário rural a exemplo do agente de saúde como forma de suprir essa falta de assistência técnica no interior nordestino. A deputada Jusmari ainda revelou durante o encontro que foi criado dentro da Comissão de Agricultura da Câmara um grupo d e trabalho específico para discutir as dívidas do Nordeste com o Ministério da Agricultura.





(por Liana Gesteira)