31 de julho de 2025

Nordeste e a Sudene. Paulo Bernardo, do Planejamento, se encontrou com Bancada do Nordeste e anunciou decreto da estruturação da Sudene.

Bancada do Nordeste.

Por admin
Publicado em

(Brasília-DF, 23/05/2007) Comitê de deputados da Bancada do Nordeste estiveram hoje ,à tarde, em audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, com o intuito de discutir sobre os vetos proferidos ao projeto de recriação da Sudene, como já tinha antecipada a Política Real. Segundo o coordenador da Bancada, Zezeu Ribeiro (PT-BA), o ministro se mostrou disposto a rever o veto feito ao artigo 15 do projeto. Este item determinava que o governo enviasse, em anexo ao Projeto de Lei Orçamentária (PLO), um Plano de Desenvolvimento Regional, prevendo dotações orçamentárias para a região.





O vice-líder do PSDB, na Câmara Federal, o único do Nordeste em seu Partido, deputado Raimundo Matos (PSDB-CE), esperava mais da reunião, pois o ministro não discutiu sobre os vetos proferidos pelo Ministério da Fazenda, os que mais prejudicaram a viabilidade de reimplantação da Sudene. Segundo Matos, Paulo Bernardo ficou de dialogar com a Casa Civil sobre os vetos e marcar uma nova reunião com a bancada para esclarecer o tema. Zezeu Ribeiro afirmou que vai ser o “brigadeiro dessa luta” se referindo a solução que se busca para o impacto dos vetos junto `a sociedade e classe política nordestina





Apesar disso, o Ministro deu boa notícia – que na próxima segunda-feira será publicado o decreto que prevê a estrutura de recursos humanos e o regimento interno da Sudene e da Sudam. “Desta forma ficam resolvidas as questões de cargos e competências dos órgãos”, explicou o vice-líder tucano. Este é o primeiro passo para a implantação do projeto de recriação do órgão.





Paulo Bernardo disse que será preciso garantir, por meio de concurso público, a formação do quadro privativo técnico da instituição. Para isso, será preciso fazer uma adequação orçamentária. Além disso, pediu aos deputados presentes no encontro que apresentem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir a reestruturação física da Sudene e das secretarias estaduais de apoio ao órgão.





Estiveram presentes no encontro os deputados Zezeu Ribeiro, Raimundo Matos, Chico Lopes (PCdoB-CE), Francisco Tenório (PMN-AL) e Wilson Santiago (PMDB-PB). O Comitê de deputados estava definido em 9 parlamentares.





(por Liana Gesteira com edição de Genésio Araújo Junior)