31 de julho de 2025

Mares Guia diz que não existe crise no setor e fala que crescimento é marca deste momento; Mares Guia disse que não há crise na aviação civil nacional.

Bancada do Nordeste.

Por admin
Publicado em

( Brasília-DF, 10/08/2005) O ministro Walfrido dos Mares Guia, do Turismo, disse hoje aos deputados nordestinos, durante o café da manhã da Bancada, que o turismo no Brasil ,e no Nordeste, vive um grande momento e só tende a crescer.



– Por favor, vi que na pauta está a discussão sobre crise na aviação civil. Peço a vocês( deputados) que não falem nisso pois não tem crise no setor. Só existe o caso de reestruturação na Varig, mas todas as outras estão adquirindo aviões.





Mares Guia revelou os números do setor. Disse que o crescimento dos desembarques no Brasil foi de 18,4%% em 2005, até o momento, comparado com 2.004.



– Os números do setor no Brasil são destaque internacional. Não existe esse nível de crescimento no Mundo, hoje.





Ele defendeu que a Embratur, face aos resultados que os Escritórios, especialmente na Europa – deve se voltar para fora, como uma empresa pública de caráter multinacional.



Ele informou que o Brasil teve em 2.004, 36 milhões de desembarques e que já estamos com 40 milhões de desembarques.



Sobre as empresas áreas, ele informou que “ estão todas saudáveis”. Ele informou que a Gol está adquirindo 38 aviões e a Tam está adquirindo vários airbus. Segundo Mares Guia, o Banco Central informou que entraram no país US$ 2 bilhões em divisas e que a tendência é que no ano se chegue ao final com US$ 4 bilhões, segundo números da FIPE de São Paulo que faz esse estudo específico de entrada de divisas com o segmento do turismo.



NORDESTE – O Ministro, que esteve acompanhado de vários de seus auxiliares, informou que o visitante estrangeiro é o grande destaque para o turismo no Nordeste. Ele informou que o setor vem crescendo muito. Em 2002, o Brasil recebeu 2,8 milhões de turistas estrangeiros. No primeiro ano do Governo Lula, em 2.003, “ que foi um ano ruim”, o país recebeu 4,1 milhões de turistas estrangeiros; em 2.004, o país recebeu 4,7 milhões de turistas estrangeiros e deverá receber neste ano 5,6 milhões de pessoas.



Particularmente, para o Nordeste ele informou que só a empresa Tap, de Portugal, está com 26 vôos semanais para a região. Salvador recebe 7 vôos, sendo o mesmo para Recife e outros sete para Fortaleza. Natal já está recebendo 5 vôos. Ele informou que os vôos charters vão expandir o setor até o final do ano.



( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)