Nélio Dias cobra ações para a renegociação dos débitos rurais; Presidente do BNB comentou a questão
Bancada do Nordeste
Publicado em
(Brasília – DF, 08/06/2005) O deputado Nélio Dias (PP/RN) cobrou nesta manhã ações para a solução dos débitos rurais no Nordeste. Ao término da apresentação do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, durante café da manhã da Bancada do Nordeste, o deputado afirmou que o tema é o maior desafio para o BNB.
“Acredito que a questão do débito rural é o maior desafio para o Banco do Nordeste. Esse é o grande imbróglio da região. O Brasil é atualmente o país que pior trata o crédito rural no mundo. O país que pior aplica no setor no mundo. Os países em desenvolvimento como o Brasil aplicam em torno de 70%. O Brasil em 2003 aplicou 25%. Nós não temos uma política rural adequada. O produtor rural hoje olha para o BNB como um algoz”, disse o deputado.
Em resposta, Smith disse que o Governo Federal está atento a essa questão. “O governo atual destapou o problema do crédito agrícola. Há problemas passados, mas temos que olhar para frente”.
O presidente do BNB disse ainda que a questão está sendo analisada entre a instituição, os ministérios da Fazenda e da Integração Nacional e o Tesouro Nacional.