( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 04/07/2007) O deputado Vital do Rêgo (PMDB-PB) reclamou de problemas na implantação do Prodetur II na reunião da bancada. “Lamentavelmente no Prodetur II está tendo uma falta de sintonia entre BNB e o Ministério do Turismo”, afirmou. Vital citou uma matéria publicada na imprensa pernambucana alegando que Prodetur II está travado por “ burocracia e desarticulação”. O deputado ainda chamou a atenção para os problemas ambientais enfrentados por Pernambuco e Ceará para viabilizar investimentos.
O ministro Mares Guia, que foi o chefe da pasta de turismo no primeiro mandato do governo Lula, explicou que as diretrizes do Prodetur II são diferentes do primeiro. “O prodetur II é um projeto de desenvolvimento e não prevê apenas obras de infra-estrutura como aconteceu no Prodetur I”, alegou. O ministro explicou que o projeto só será implantado em estados que tenham um planejamento turístico e se adequem a outros pré-requisitos necessários para implantação do Prodetur II.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) citou durante o encontro a importância dos investimentos no aeroporto de São Gonçalo. “Esta é uma obra que se arrasta por quatro anos e é importante para o desenvolvimento da região”, disse a parlamentar que espera um andamento mais rápido das obras com investimentos do PAC. Oministro também ressaltou a importância do aeroporto, alegando que será uma porta de entrada para vôos vindo dos Estados Unidos e informou que pretende aumentar os investimentos do aeroporto. Estão previstos cerca de R$ 70 milhões para o aeroporto pelo PAC.
Os investimentos turístico também foi alvo de comentários do deputado João Carlos Bacelar (PP-BA). “Os investidores nacionais têm reclamado do custo do dinheiro”, disse o parlamentar alegando que os estrangeiros têm mais vantagens no ramo. O ministro Mares Guia diz que o Brasil está caminhando na consolidação do setor e ressaltou disposição do presidente Lula de criar um ministério do turismo. “O presidente estabeleceu uma política de turismo, diferente do que foi feito em outros governo”, disse Mares Guia.
(por Liana Gesteira)