( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 23/05/2007) Durante o café da manhã da bancada nordestina o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) apresentou o programa “Biodiesel Nordeste”. A idéia é instalar uma unidade de transesterificação de óleo vegetal em cada estado nordestino que receberia a produção de 20 unidades de esmagamento de matéria prima oleagenosa implantadas ao seu redor. Segundo Ariosto o projeto é uma iniciativa do Conselho de Altos Estudos junto com a bancada federal do Nordeste.
A Petrobrás se responsabilizaria pela implantação das unidades de transesterificação, o Dnocs pelas unidades de esmagamento, o BNB disponibilizaria recursos do FAT e do Pronaf para produção de matéria prima através da agricultura familiar, o CNPQ financiaria bolsas de extensão, e o Sebrae faria a capacitação na área de gestão e empreendimento. O valor total da proposta saria a um custo de R$ 800 milhões. “O programa de biodiesel é irreversível. A minha preocupação é que aconteça com inclusão social”,afirmou Ariosto Holanda.
O presidente Sérgio Gabrielle afirmou que a Petrobrás está passando por um momento de transição no setor de biodiesel. “A Petrobrás compra 100 % da produção de biodiesel do país, e este ano vai haver uma superprodução do produto”, informou. “ Não adianta construirmos plantas se não criarmos uma cadeia de produção do biodiesel”, argumentou. O presidente relatou que a Petrobras está assinando contratos com Portugal, Noruega, Itália e outros países para exportação do biodiesel e isso beneficiaria o Nordeste que seria principal porto para a Europa.
Gabrielle ainda adiantou que a idéia de implantar uma unidade de transesterificação em cada estado é inviável por não haver escala, mas ressaltou importância de promover inclusão social com o programa de biodiesel. “Estamos promovendo a expansão da cadeia produtiva pensando na inclusão social. Temos que estruturar um projeto contra a exploração do trabalhador, e contra o trabalho infantil. Não podemos incorrer nos mesmos problemas enfrentados pela produção de álcool”, disse.
(por Liana Gesteira)