( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 23/05/2007) Os parlamentares do Maranhão Waldir Maranhão (PP) e Domingos Dutra (PT) questionaram o presidente da Petrobrás sobre a falta de exploração de gás e petróleo no Estado durante reunião nesta manhã. “Só podemos fazer exploração em terra concedida pela União. E devemos ainda participar de um leilão, concorrendo com outras empresas”, responde Gabrielli, alegando que não depende apenas de vontade da empresa.
O presidente da Petrobrás ainda complementou respondendo aos questionamentos do deputado Júlio César (DEM-PI) sobre a falta de exploração no Nordeste tendo em vista o potencial regional. “O potencial exploratório depende da situação geológica. Temos aumentado nosso potencial de exploração desde 2003”, informou Sérgio Gabrielli. O presidente ainda explicou aos parlamentares que questionaram a falta de investimentos no Piauí, Maranhão e Alagoas que cerca de 800 projetos estão sendo implantados em todos país e incluem todos os estados.
O deputado Júlio César ainda levantou a questão dos royalties na reunião. “Sabemos que o Sudeste e Sul concentram 83 % dos royalties do país”, disse. O deputado criticou o fato dessa concentração de royalties tendo em vista a necessidade de desenvolvimento do Nordeste. “ A Petrobras não faz distribuição de royalties, que faz isso é a União de acordo com a Lei. Quem tem poder para mudar isso é o Congresso” respondeu Sérgio Gabrielli.
(por Liana Gesteira)