( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 10/05/2007) O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) saudou a presença da presidente da Caixa no encontro da bancada do Nordeste, elogiando o seu trabalho frente a instituição. “Vossa excelência é um orgulho para o Nordeste. Não é fácil uma mulher nordestina ocupar um cargo desse”, afirmou. O parlamentar, entretanto, ressaltou a necessidade de desburocratizar o processo de repasse de recursos para os projetos das prefeituras, que é um entrave para o desenvolvimento regional.
Maria Fernanda relatou que a Caixa está realizando um trabalho interno para agilizar e otimizar o processo de repasse de recursos para projetos mas alegou que alguns procedimentos realizados são exigências legais. O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) argumentou que a maior dificuldade nesse sentido são dos pequenos municípios e sugeriu uma alternativa. “Poderíamos pensar em uma legislação específica para diferenciar o procedimento exigida no repasse para os pequenos municípios”, disse o petista.
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) questionou durante o encontro da bancada do Nordeste como a Caixa Econômica poderia se inserir no programa de revitalização do rio São Francisco, tendo em vista o foco no saneamento básico. A presidente Maria Fernanda alegou que esta é uma ação ministerial do governo que não faz parte do escopo da Caixa, mas ressaltou o investimento em programas culturais, com projetos de revitalização de patrimônio histórico e ações desenvolvidas pela Caixa Cultural. “Estamos inclusive em processo de instalação de um centro da Caixa Cultural em Recife”, informou.
(por Liana Gesteira)