( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(João Pessoa-PB, 13/04/2007) O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado federal Zezeu Ribeiro (PT-BA), participou do II Encontro dos governadores do Nordeste. Ele falou sobre a importância da recriação da Superintendência para o desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Após a reunião, o governador anfitrião, Cássio Cunha Lima confirmou que um dos temas do próximo encontro dos governadores nordestinos, a reativação da Sudene, constará na pauta:
– Três temas centrais para a reunião de Fortaleza: plano de ajuste fiscal dos estados, reforma tributária e Sudene.
De acordo com Zezeu Ribeiro, que aceitou o convite para participar do encontro com o objetivo de dizer aos governadores sobre a necessidade deles se unirem à bancada do Nordeste, no Congresso Nacional. Ele considerou de grande importância falar sobre estiagem, desde que se fale também de Sudene:
-Nós viemos pra essa reunião de governadores com o objetivo de mostrar para eles que seria bom que ao invés de estarem fazendo uma reunião de governadores estivessem reunidos no Conselho Deliberativo da Sudene. Superarmos os vetos que foram postos ao projeto da Sudene é a nossa tarefa imediata. Então, a Bancada do Nordeste criou uma Comissão com representantes de cada Estado para irmos ao ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, e discutirmos esta questão; estou acessando a ministra Dilma Rousselff através do seu Chefe de Gabinete no sentido de criarmos os mecanismos que recupere aquilo que foi vetado e que recuperem numa condição melhor para que os vetos não venham, porque se for à votação, efetivamente, os vetos não serão mantidos.
Há menos de um mês à frente de discussões importantes da bancada do Nordeste, Zezeu não deixou de chamar a atenção dos governadores da região:
-Eles estão fazendo, na prática, o que deveriam estar fazendo institucionalmente. A iniciativa de reunir os governadores é extremamente salutar e aí eu faço questão de registrar que a primeira reunião dos governadores, antes mesmo de tomarem posse, receberam um convite nosso para discutir a Sudene e aquela reunião foi fundamental no sentido da aprovação do projeto.
Segundo Zezeu Ribeiro enfatizou que os planos de desenvolvimentos dos estados nordestinos depende somente de interesse político
-Se há vontade política, a gente faz! Nós, com certeza, com a licença da Sudene tudo seria muito mais facilitado.
Ele também confirmou que irá para Fortaleza-CE no próximo mês, no dia a ser definido, e participará do III encontro que terá com um dos três temas principais – Sudene.
(Da redação)