( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 30/03/2007) Ontem, 29, durante a reunião da Bancada do Nordeste com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o coordenador Nordeste da Confederação Nacional da Agricultura, CNA, entregou ao Ministro um pedido para que ele intervisse na dilação do prazo final para renegociação das dívidas rurais na área da Adene, agora Sudene.
O presidente do Banco do Nordeste esteve presente ao encontro, mas não foi procurado pelo coordenador Nordeste da CNA. A data limite, como foi divulgado pela agência, seria esta sexta-feira,30.
O deputado Nélio Dias(PP-RN), presidente nacional do seu Partido, está em Maceió, para a filiação do prefeito da capital de Alagoas, Maceió, Cícero Almeira, ao Partido Progressista. Ele que foi um dos mais atuantes na formulação da proposta de renegociação que foi encampada pela Bancada do Nordeste desde 2.003, e finalmente apovada no final de 2.006, não foi encontrado para tratar do assunto. O assunto mobilizou as lideranças nordestinas nesta semana, apesar de não ter entrado na pauta das discussões mais polêmicas dos últimos sete dias.
O senador João Vicente Claudino(PTB-PI) informou ontem à noite a Política Real que chegou a encaminhar um ofício ao Banco Central para que a instutição determinasse ao Banco do Nordeste, onde estão a maioria dessas dívidas de produtores rurais nordestinos, o adiamento do prazo final para renegociação. Os parlamentares e a CNA alegam que face a inaplicabilidade de algumas leis complementares editadas sem tempo para tal, ao longo dos anos, teria gerado dúvidas “justificáveis” na definição de alguns débitos.
( por Genésio Araújo Junior)