( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 04/09/2006) O Banco Mundial aprovou o projeto do Ministério da Educação para financiamento do Programa de Expansão da Educação Profissional, com orçamento de US$ 500 milhões. A segunda edição do PROEP adota o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) implantado inicialmente no Ceará pelo deputado federal Ariosto Holanda (PSB-CE), coordenador adjunto da Bancada do Nordeste, como modelo de educação profissional e irá financiar a construção 270 CVTs.
Os Centros de Ensino Tecnológico, hoje Faculdade Tecnológica Centec, implantados por Ariosto Holanda em Limoeiro do Norte, Sobral e Juazeiro do Norte, são considerados pelo MEC exemplo de sucesso na primeira edição do Proep. Os Centec receberam financiamento do MEC, que construiu os CVTs de Massapê e Crateús.
Consta na meta do segundo Proep a construção de 100 escolas profissionais federais e compra de equipamentos. Estão previstos ainda a readequação de 450 escolas profissionais – a reforma, ampliação ou construção de 150 escolas estaduais, 150 municipais e 150 comunitárias, além do apoio ao programa Escola de Fábrica.
As informações foram divulgadas pelo secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco. A liberação dos recursos precisa ser aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Confiex), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e pelo Senado Federal. A pauta já foi enviada para a Confiex. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC)