( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasilia-DF, 05/04/2006) Durante abertura do seminário ‘Biodiesel: Combustível Social’ o professor Walter Bautista Vidal revelou que o Brasil será a grande potência na área de energia. “As energias renovaveis e limpas estão nas regiões tropicais. O sol é um reator nuclear natural. O sol é nosso!”, declarou o professor.
“O petróleo é uma energia não-renovavel. Os países que dependem do petróleo estão em conflito. O Brasil vai salvar o mundo com alternativas de novos combustíveis”, afirmou Walter Bautista. Ele alerta que o Brasil deve tomar cuidado para não acabar virando propriedade dos estrangeiros. “Hoje 62 % das ações da Petrobras são de estrangeiros. Várias usinas de álcool já estão sendo vendidas para empresas de fora, por preço baixo”, informou.
O professor mostrou o potencial do país, que tem tecnologia de ponta e matéria-prima, para se tornar potência mundial energética, precisando apenas do instrumental e investimento na área. “Produzimos álcool pela metade do preço dos norte-americanos, pela nossa tecnologia de ponta. O Biodiesel tem pesrspectivas muito melhores e pode ser produzido na base da agricultura familiar”, disse.
O representante da Bancada do Nordeste, Betinho Rosado (PFL-RN) destacou iniciativa dos parlamentares da região na contribuição para o programa de Biodiesel. “ Durante os encontros da Bancada discutimos formas de melhorar o programa e criar incentivos de produção”, afirmou.
(por Liana Gesteira)