( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 21/02/2006) A possibilidade de veto do PLC 142/05, que prevê a renegociação de dívidas oriundas de crédito rural, será tema de discussão na Comissão de Agricultura de amanhã. “O presidente está querendo vetar o projeto, mas vamos tentar achar uma solução para contemplar os pequenos produtores”, afirmou o presidente da Comissão de Agricultura, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).
No dia em que o projeto foi aprovado pelo plenário do Senado, na última terça, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) anunciou a disposição do executivo em vetar a matéria pelo impacto financeiro nas contas da União. “Acho que a Bancada do Nordeste no Senado, que tem 27 parlamentares, deve se unir para encontrar uma solução para renegociação de dívidas, principalmente diante da precária situação que passam os agricultores atualmente”, declarou Rodolpho Tourinho (PFL-BA) se referindo a seca que assola o Nordeste neste período.
O senador acha difícil o Congresso derrubar a sanção do presidente, caso o veto seja confirmado. “Nesse caso, existe a possibilidade do executivo enviar uma medida provisória modificando o projeto, mas com certeza será em condições inferiores ao que está previsto no projeto aprovado no Senado”, alegou o senador Tourinho.
(por Liana Gesteira)