( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 11/07/2023) Nesta segunda-feira, 10, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, deu posse ao ex-deputado federal Danilo Cabral, como novo superintendente Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Sonhamos em construir um Nordeste justo e inovador, com a paixão proporcional ao desafio”, disse Cabral em sua posse. A transmissão de cargo contou com a presença de governadores, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e outras lideranças políticas do Nordeste. A cerimônia ocorreu na Escola Judiciária de Pernambuco (Esmape), na capital pernambucana.
Cabral destacou que estar à frente da autarquia é um grande ato de união pelo Nordeste. Em seu discurso, Danilo Cabral destacou a necessidade de restabelecer o diálogo com a própria região, em um momento de retomada da autarquia como instância de debate e de planejamento regional.
“Precisamos fazer o reencontro da instituição com o Nordeste. Nosso compromisso é reduzir desigualdades regionais. Nosso desafio é fazer com que a economia do Nordeste volte a crescer acima do Brasil e patrocinar nas políticas públicas para garantir cidadania”, declarou o superintendente.
O ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, salientou a experiência acumulada e capacidade de liderança, articulação e empatia de Danilo Cabral no campo político. “Não tenho dúvida de este momento é uma retomada da agenda para os brasileiros que mais precisam. Viva a Sudene, viva o povo nordestino. E seguiremos juntos pelo Brasil”, encerrou.
Cabral coordenará as ações da autarquia com reflexos em mais de dois mil municípios. Para promoção do desenvolvimento sustentável desta área, que compreende todo o Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Lei Complementar 125/2007, aponta como principais instrumentos da instituição o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), os fundos regionais FNE e FDNE, além de outros mecanismos financeiros, como a administração de incentivos fiscais.
Somente considerando as linhas de financiamento oferecidas e administradas pela Sudene, são mais de R$ 35 bilhões em crédito para estimular empreendimentos produtivos desde o micro ao grande investidor. Já o plano regional – principal item de pauta da 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene – destaca as estratégias de atuação territorial da autarquia, indicando políticas e projetos para fortalecer as vocações econômicas da área da Sudene e mitigar os desafios sociais que ainda persistem na reunião.
Presenças
Entre os presentes, estavam os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), os senadores por Pernambuco Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o prefeito do Recife João Campos e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)