( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 10/08/2005) O ministro Walfrido dos Mares Guia, do Turismo, fez uma defesa de mudanças das regras que cobram visto dos norte americanos, e de outros estrangeiros, que visitam o país. Mares Guia acredita que essa iniciativa – que seria um tipo de imposto de exportação, a cobrança do visto – só encarece a atividade do trade turístico e do país como um todo. Ele informou que ao Brasil não é interessante essa cobrança para alguns países e que face a nossa realidade político-social, que não demanda preocupações com o terrorismo – ainda serve para encorajar a chamada “lei da reciprocidade”, que faz com que os americanos criem tantas dificuldades para a recepção para alguns brasileiros.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Eraldo Alves, presente ao café nordestino desta manhã – pediu apoio dos deputados nordestinos para que se aprove a proposta do deputado Cadoca(PMDB-PE), que já passou pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e que segue para a Comissão de Constituição e Justiça. O projeto de Cadoca, o PL nº 2.430, de 2.003, inicialmente, era voltado para atender o fim do visto para os norte americanos, mas, o substitutivo do deputado Arno Bezerra(PTB-CE), acabou incluindo outros não americanos mas que sofriam esse tipo de cobrança.
Cadoca diz em sua justificativa, a que a Política Real/ Bancada do Nordeste teve acesso, como são poucos os países que fazem essa cobrança aos americanos:
“Segundo dados do Bureau of Consular Affairs, do U.S. Department of State, levantados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), 91 países não exigem vistos de norte-americanos (apesar de os ingressos dos seus nacionais serem passíveis de indeferimento pelo Governo dos EUA). O Brasil está inserido na lista de outros 89 que exigem tais vistos.”
Segundo apurou a Política Real/Bancada do Nordeste, existe uma negociação para que o presidente da Câmara Federal, deputado Severino Cavalcanti(PP-PE), chame para si o projeto e leve a proposta direto para o plenário, onde seria feita uma grande discussão.
( da redação )