( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília – DF, 08/06/2005) Após a apresentação do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) durante o café da manhã oferecido pela Bancada do Nordeste da Câmara, o deputado Júlio Cesar (PFL/PI) fez uma lista de perguntas a Roberto Smith. César estava interessado em saber sobre programas de financiamento.
– Gostaria de saber que programas de financiamento o BNB tem para o biodiesel e também em que foram aplicados os R$ 13 milhões para infra-estrutura . – questionou o deputado.
O presidente do BNB, Roberto Smith, disse que o Banco analisa e avalia como o projeto pode ser financiado. “O Banco não tem escassez de recursos para o financiamento do biodiesel, que é um recurso energético do futuro, não poluente, e que representará um importante papel para o Nordeste e para o Brasil. Temos sim que analisar com cuidado os projetos para que sejam competitivos no mercado. A mamona, por exemplo, apresenta problemas de produtividade, o que não daria sustentação à produção. Outras fontes devem ser avaliadas, como a jatrofa, conhecida como pinhão manso.”
Sobre a aplicação de recursos, Smith respondeu:
– 750 milhões de reais foram financiados para infra-estrutura e essa demanda é crescente. O Programa Luz para Todos, de distribuição de energia elétrica, está incluído.