( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF,18/05/2005) Segundo o secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg, o Nordeste deverá ganhar 25 “Casa Brasil” – o projeto que é estratégico para o Governo tem a intenção de ser um shopping de saber e que trabalha a alta estima nacional com um forte viés tecnológico. Ainda neste ano é meta do MCT e do Governo instalar ao menos uma em cada estado do Nordeste.
Segundo Rollemberg, a meta é de instalar 90 “Casa Brasil” nos próximos anos. Cada uma teria direito a 6 bolsas de pesquisador que se inseririam nas comunidades a partir de parcerias com os municípios e estados que cederão os espaços físicos. Em três anos, o Governo deseja que cada “Casa Brasil” se mantenha por si.
A meta é instalar uma “Casa” em cada município de até 700 mil habitantes, duas “Casa” em municípios entre 1 milhão e 1,5 milhão de habitantes e 3 “Casa” em municípios entre 1,5 milhão e 3 milhões de habitantes.
O secretário de Inclusão Social do MCT, acompanhou o ministro Eduardo Campos, do MCT, e o presidente do CNPq, Erney Camrago, ao café-nordestino desta quarta-feira. Rollemberg ficou até o final do encontro que começou às 8 hs 30 e terminou já às 10hs 30. Rollemberg ficou até o final, junto com Camargo. Eduardo Campos teve que sair antes, – ao tempo que se desculpou e agradeceu os parlamentares presentes – pois se lançou hoje o perfil do desmatamento nacional, evento que era um dos co-organizadores.
(da redação com informações de Genésio Araújo Junior)