( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF,24/03/2004) Os deputados nordestinos decidiram fechar a agenda das discussões de recriação da Sudene: nesta semana seria retomada a urgência regimental para votação da proposta de lei complementar e na semana que vez se começariam as discussões de mérito. O deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) disse que manteve encontros nessa semana com autoridades do Ministério da Fazenda – Bernard Appy, secreta´rio executivo – em que foram tratadas sobre a possibilidades de se criar um novo fundo constitucional ou sobre o uso das receitas que hoje deveriam ser controladas pela Adene. Este acordo será apresentado ainda nesta quarta ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha(PT-SP). Jna semana passada o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no lançamento do “Crescer Nordeste”, em Fortaleza, chegou a dizer que o projeto de recriação seria votado naquela semana, desconhecendo que a pauta da Câmara estava trancada com medidas provisórias.
O deputado Raul Jungman)(PPS-PE), que foi o responsável pela viabilização política do pedido de retomada da urgência constitucional, aceitou a idéia posta por Ribeiro de montar essa estratégia de ação. O coordenador da Bancada, deputado Roberto Pessoa(PL-CE) , acatou a decisão dos parlamentares e garantiu que na semana que vem o tema voltará a ser discutido na reunião do grupo, em mais um café-nordestino.
“ACORDA NORDESTE“ – Alguns ex-funcionários da ex-Sudene lançaram um movimento, o “Acorda Nordeste”, que defende a recriação, que eles preferem usar o termo “reinstitucionalização”, mesmo que não seja desde já garantida a fonte fixa de recursos, como já chegou a defender o relator, deputado Zezeu Ribeiro. Leonides Alves Filho e Paulo de Tardo Moraes Souza, irmão do senador Mão Santa e do deputado federal Moraes Souza, ambos do PMDB do Piauí, que se colocaram como mentores do movimento defendem com essa iniciativa a mesma tese que move os parlamentares da bancada de Pernambuco. A iniciativa de recriar a instituição mesmo sem verba certa começou a ganhar corpo, neste ano, a partir de declarações do senador Sérgio Guerra(PSDB-CE), e, também, do senador Nei Suassuna(PMDB-PB), que vem a ser vice-líder do Governo no Senado. Suassuna tem um parente diretor da Adene. Paulo de Tarso teria, segundo apurou a Politicareal, assinaturas de parlamentares prontas para serem apresentadas a Casa Civil para compor uma das diretorias da nova instituição.
Leonides Alves Filho falou aos deputados que a “reentitucionalização” já serviria para a região pois mobilizaria a sociedade nordestina a buscar recursos ao desenvolvimento dos nove estados da região, Espírito Santo e Minas Gerais, que são, também, estados alvos da “Nova Sudene”.
( da redação)