( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
O senador Reginaldo Duarte(PSDB-CE) pediu, hoje pela manhã, aos deputados nordestinos, reunidos em mais um Café-Nordestino organizado pela Bancada do Nordeste – apoio para a criação da Universidade Federal do Cariri, a ser instalada no Cariri cearense. Segundo Duarte, a criação de uma universidade naquela região do Nordeste, e do país, poderá atender cidades da Paraíba, Pernambuco e Piauí, daí sua disposição de pedir apoio para os deputados nordestinos.
A palavra foi dada ao senador cearense pelo coordenador da Bancada, deputado B. Sá(PPS-PI), que disse ser importante a todos ouvirem às considerações pois válidas a todos da região. Duarte disse que a iniciativa poderia ser dele mas que a Universidade será um bem de todos.
O deputado Ariosto Holanda(PSDB-CE), um especialista na área de educação e ciência e tecnologia, acha muito válida a iniciativa e disse que só tinha dúvidas sobre qual a estratégia a ser tomada, se projeto de lei ou projeto de indicação. Ele lembrou que chegou a propor – no início dos trabalhos da Bancada do Nordeste, em maio de 2.003 – , que uma nova refinaria para o Nordeste ficasse no interior, possivelmente na região do entrocamento entre o Cariri cearense e o pernambucano.
Duarte informou aos deputados que a proposta está na Câmara, na Comissão de Educação e está sendo relatada pelo deputado Átila Lira(PSDB-PI).
A deputada Sandra Rosado(PMDB-RN) ao tomar conhecimento da solicitação de Duarte se manifstou e lembrou que está sendo transformada em Universidade Federal do Semi-àrido da Escola Agrícola de Mossoró. Holanda disse que outras universidades federais estão sendo levadas ao interior do Brasil e que a do Cariri tem sua razão de existir.
O senador Reginaldo Duarte foi um dos últimos a deixar o Café-Nordestino desta quarta, que começou às 8hs 15 e terminou às 10 hs 15.
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)