( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 22/08/2019) O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), se posicionou radicalmente contra à medida que o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer implementar para garantir recursos destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), retirando R$ 13,3 bi da dotação orçamentária prevista na aplicação dos fundos constitucionais voltados aos desenvolvimentos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo o parlamentar piauiense, a ideia de Guedes não é errada ao querer garantir os recursos para o Fundeb, mas é completamente equivocada ao propor retirar dinheiro destinado ao abastecimento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
“O ministro disse que vai tirar dos 13,3 bilhões que constituem os fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Atenção, Deputados do Norte, que tem o FNO, do Centro-Oeste, que tem o FCO, e do Nordeste, que tem o FNE: ele quer tirar 60% dos três fundos para cobrir o déficit do Fundeb. Eu acho justo encontrar dinheiro para cobrir o Fundeb”, falou.
“[Mas] por que é que não continua pagando com a mesma fonte? Vão tirar dinheiro do FNE? Vão tirar 6,5 bilhões para o Fundeb e R$ 1,5 bilhão para aplicação em infraestrutura de projetos industriais. Eu sou um defensor permanente do Banco do Nordeste (BNB), de todos os órgãos regionais. Já acabaram a Sudene [Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste], não tem o Finor [Fundo de Investimentos do Nordeste], já acabaram a Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia], e agora querem tirar o FNE do Nordeste? Eu sou contra, ministro”, observou.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)