( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 22/05/2019) A imensa maioria da bancada federal cearense boicotou o encontro que a Bancada do Nordeste, coordenada pelo deputado Júlio César (PSD-PI), organizou na manhã desta quarta-feira, 22, para que os parlamentares nordestinos pudessem se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Apenas cinco dos 22 deputados do Ceará se reuniram com o presidente da República. Os senadores Cid Gomes (PDT-CE), em viagem internacional, e Tasso Jereissati (PSDB-CE), também não foram ao encontro. O tucano preferiu cumprir sua agenda legislativa a ir ao encontro Bolsonaro.
Na pauta, os nordestinos que compareceram abordaram com o presidente a revitalização dos órgãos regionais como o Banco do Nordeste (BNB) e Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS). O apoio dos parlamentares a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19 que pretende estabelecer uma “Nova previdência” em troca do aumento dos recursos destinados aos estados e municípios também foi tema da reunião.
Os parlamentares cearenses que foram ao encontro com Bolsonaro foram os Capitão Wagner (PROS), Dr. Jaziel (PR), Heitor Freire (PSL), Moses Rodrigues (MDB-CE), Roberto Pessoa (PSDB-CE) e o senador Eduardo Girão (Podemos). Já os que não compareceram foram Aj Albuquerque (PP), André Figueiredo (PDT), Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB), Domingos Neto (PSD), Eduardo Bismark (PDT), Genecias Noronhas (SD), Idilvan Alencar (PDT), José Airton Cirilo (PT), José Guimarães (PT), Leônidas Cristino (PDT), Luizianne Lins (PT), Mauro Benevides Filho (PDT), Pedro Augusto Bezerra (PTB), Robério Monteiro (PDT), Vaidon Oliveira (PROS).
“A convite do presidente da República, Jair Bolsonaro, hoje pela manhã tivemos uma reunião para falar sobre temas de interesse do Nordeste, como a transposição do Rio São Francisco e os impactos da reforma da Previdência. Como representante do Ceará, me disponibilizo para contribuir e também cobrar atenção à nossa região”, falou Capitão Wagner.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)