( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 21/05/2019) O líder do Solidariedade na Câmara dos Deputado, Augusto Coutinho (PE), afirmou a Política Real que avalia se irá, ou não, ao encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Nessa quarta-feira, 22, presidente da República se reunirá com os congressistas da Bancada do Nordeste sobre as demandas federativas da região, a reforma da Previdência e a revitalização dos órgãos regionais.
Mas, como ele também é o coordenador da bancada federal de Pernambuco, Coutinho afirma que repassou a todos os parlamentares daquele estado o convite encaminhado pelo Palácio do Planalto. Ao contrário do líder do Solidariedade, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), líder dos socialistas disse que estará presente com todos os 13 parlamentares nordestinos do PSB na reunião. Ele anuncia que defenderá a pauta defendida pelos governadores nordestinos.
“Estou avaliando. Fui convidado e estou avaliando se vou. Convidei todos os demais deputados. Sou o coordenador da bancada de Pernambuco e convidei a todos. Agora, se vão, eu não sei. Do mesmo jeito que fui apenas convidado, estou repassando o convite”, disse, sucintamente, Augusto Cotinho.
“O convite que foi feito não indicava a pauta. A pauta foi sugerida e apresentada pelo líder da bancada do Nordeste que é um deputado do Piauí e nós estamos entendendo que ele fala em combinação com a Presidência da República. E nós vamos levar outras questões e fundamentalmente a pauta que foi levada pelos governadores nos dois encontros que tiveram com o governo”, comentou Tadeu Alencar.
AUSÊNCIA DOS PETISTAS
Já o líder do PT na Câmara, o gaúcho Paulo Pimenta justificou a ausência dos liderados no encontros dos parlamentares nordestinos com Bolsonaro. O PT é o partido que mais possui parlamentares na região. São 20 deputados federais e quatro senadores.
“Não é uma questão de boicotar, ou não. O presidente da República tem repetidas vezes feito manifestações hostis e agressivas a bancada do Partido dos Trabalhadores. Portanto, não há nenhuma necessidade, ou sentido, da bancada comparecer numa audiência a partir do momento em que o presidente da República não tem nenhum respeito, nenhuma consideração com a nossa bancada”, comentou Pimenta.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)