( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 25/04/2019) O deputado Júlio César (PSD-PI), coordenador da Bancada do Nordeste, que se reuniu novamente com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), informou que o encontro dos parlamentares da região com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) que aconteceria neste mês de abril ainda não tem data para acontecer.
O parlamentar piauiense informou que o encontro com Onyx serviu apenas para afinar a “agenda” que será tratada quando da reunião da bancada nordestina com o presidente Bolsonaro. A Bancada do Nordeste possui 151 deputados e 27 senadores.
Os temas que foram definidos para ser debatidos entre os parlamentares nordestinos com o presidente da República serão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17 que amplia os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a compensação aos estados dos impostos sobre exportação retirados pela Lei Kandir, o compartilhamento da arrecadação da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e dos recursos que serão obtidos com a venda das áreas de exploração petrolífera das bacias do Pré-Sal denominados como cessão onerosa.
O andamento das obras da ferrovia Transnordestina e a conclusão da Transposição do rio São Francisco também farão parte do encontro entre Jair Bolsonaro com os parlamentares do Nordeste. Assim como a posição unânime da bancada contra a possibilidade de fusão – aventada pelas autoridades econômicas federais – do Banco do Nordeste (BNB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“[O ministro Onyx] garantiu [o encontro]. Achou excelente a nossa agenda, levou a agenda. Vai acabar de discutir com o presidente que eu já tinha mostrado a ele e achou todos os itens viáveis numa discussão com uma bancada tão expressiva como é a Bancada do Nordeste”, falou Júlio César.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)