( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 30/05/2017) Os governadores do Nordeste ainda estão reunidos na representação do Ceará no bairro Lago Sul, em Brasília(DF). Os nove estados do Nordeste estão representados no encontro que é uma prévia do “Fórum dos Governadores do Brasil”, que se realiza no dia de hoje em Brasília. O Fórum se realizará na Residência Oficial do Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Estava marcado para se iniciar às 11 horas, porém os governadores nordestinos ainda estão discutindo suas metas que serão levados aos outros governadores do Brasil.
Dos nove estados estão no encontro oito governadores – Renan Filho(AL), Rui Costa(BA), Paulo Câmara(PE), Jackson Barreto(SE), Wellington Dias(PI), Flávio Dino(MA), Robinson Faria(RN), e o enfitrião Camilo Santana(CE) – e uma vice-governadora, Lígia Feliciano(PB).
A maioria dos governadores do Nordeste é composta por governadores de partidos que fazem oposição ao Governo Federal e ao Palácio do Planalto. Sendo três do PT, dois do PSB, um do PC do B. O governador Jackson Barreto, apesar de ser do PMDB, não se entende com o Planalto. O governador Renan Filho, do PMDB, continua dando apoio ao Governo Temer, porém seu pai, o senador Renan Calheiros poderá perder a liderança do partido no Senado face manobra do Planalto. O único governador de partido que apoia o Governo Temer é o governador do RN, Robinson Faria, do PSD.
Existe muita expectativa como esses governadores vão se comportar de agora em diante.
( da redação com informações e edição de Genésio Araújo Jr)