( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
09/12/2016 – 17:30h –
(Brasília-DF, 08/12/2016) O coordenador da Bancada Parlamentar do Nordeste, Congresso Nacional, deputado federal Júlio César (PSD-PI), reafirmou nesta quarta-feira, 07, que vai continuar lutando para que o governo federal restitua ao Fundo Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) recursos na ordem de R$ 2 bilhões o que, segundo ele, viabilizaria o financiamento para conclusão da Ferrovia Nova Transnordestina.
A declaração foi feita durante a durante nova reunião do colegiado – um Café da Manhã – do qual participaram , além de deputados e senadores da região, o do governador do Piauí, Wellington Dias, e o O novo presidente da Transnordestina Logística S.A, Sergio Leite.
Júlio César é autor de uma emenda ao Orçamento da União de 2017 que propõe o restabelecimento de recursos do FNDE.
Grupo de trabalho
O coordenador da bancada nordestina defendeu a criação de um grupo de parlamentares de governadores dos três estados abrangidos pela ferrovia –Piauí, Ceará e Pernambuco – no sentido de pressionar o presidente Michel Temer na retomada das obras da ferrovia.
“Esta é uma obra fundamental, importantíssima para o desenvolvimento da região Nordeste. É uma obra que estamos esperando desde 2006, tinha um cronograma que foi quebrado, depois restabelecido e se paralisou a obra mais uma vez”, disse Júlio Cesar em entrevista à Agência de Notícias Política Real.
“Estamos dentro da Bancada do Nordeste, vamos constituir um grupo de trabalho permanente, de estudo, constituídos por deputados e senadores dos três estados envolvidos para estudarmos semanalmente os problemas e o encaminhamento das soluções para o restabelecimento da obra e conclusão no menor espaço de tempo possível”, completou.
Potencial
Júlio César lembrou que a Ferrovia Transnordestina foi projetada em cima de um potencial de aproveitamento de carga nos três estados “que só podem ser transportadas em trilhos, principalmente minério de ferro, como no caso do Piauí, que tem uma reserva já aferida de 2 bilhões de toneladas, fora outras potencialidades que temos de fruto, no Platô de Guadalupe, fora as potencialidades do Ceará e de Pernambuco.”
De acordo com o parlamentar piauiense, a conclusão desta obra é fundamental para fazer a integração do Nordeste consigo mesmo, “e acima de tudo e para diminuir os custo de produção, de frete e tornar mais competitivo no mercado internacional com aquilo que produzimos e que vamos vender para diversos países do mundo.”
Restabelecer o FNDE
Questionado sobre como a bancada nordestina pretende pressionar o governo Temer para retomada e celeridade da ferrovia, Júlio César foi taxativo.
“Esta obra é financiada uma parte pública e outra privada. A partir pública é através dos fundos regionais. O FNDE, que até este ano tinha um orçamento de mais de R$ 2 bilhões, o governo reduziu para R$ 400 milhões”, revelou.
“Nós apresentamos uma emenda ao Orçamento de 2017, que foi rejeitada pelo relator setorial e fizemos um destaque ao relator geral na esperança que seja aprovada, restabelecendo esse valor – de R$ 2 bilhões, pois assim vai ter mais recursos para financiar a conclusão da Transnordestina”, concluiu.
(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real. Edição: Genésio Jr.)