Raimundo Matos destaca irregularidades e quer força-tarefa de parlamentares e governadores pela celeridade da Transnordestina

( Publicada originalmente às 17h 42 do dia 07/12/2016)







(Brasília-DF, 08/12/2016) O coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que discute o projeto da Ferrovia Nova Transnordestina e acompanha as obras, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), voltou a destacar nesta quarta-feira, durante Café da Manhã da Bancada Parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional, as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Constas da União (TCE) em vários trechos da obra.



Ele criticou a morosidade dos trabalhos, o montante de recursos consumidos pela obra ao longo desses anos e elogiou a ideia de criação de um grupo de trabalhado formado por deputados e senadores dos três estados abrangidos pela ferrovia – Piauí, Ceará e Pernambuco – para estudar soluções para retomada das obras da ferrovia.



Além de deputados e senadores da região, a reunião contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, e do novo presidente da Transnordestina Logística S.A, Sergio Leite.



Lentidão



Raimundo Matos criticou a lentidão dos trabalhos da ferrovia e revelou seu desejo de que a Transnordestina possa estar funcionando o mais breve possível. Segundo ele, fazem 10 anos que as obras foram iniciadas e que o Governo Federal já arcou com mais de R$ 7 bilhões em investimentos.



“É preciso que a empresa assuma a sua responsabilidade e dê sequência a sua parte no acordo que foi feito com o povo nordestino”, afirmou o tucano.



O parlamentar cearense lembrou que a Ferrovia Nova Transnordestina foi iniciada no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com previsão para ser entregue em 2010, com um custo estimado em R$ 5,42 bilhões. Tem uma extensão prevista de 1.728 km. A obra está paralisada de vários trechos nos três estados de sua abrangência e já tem teve de acrescimento de recursos em torno de R$ 7 bilhões.



52% da obra concluída



A ferrovia da cidade de Eliseu Martins (a partir de Missão Velha), no Piauí, até Salgueiro (PE). A ferrovia se divide em dois braços: um segue para o porto de Pecém, no Ceará, e o outro, em Suape, em Pernambuco.



O governo federal prevê 2.3 mil quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios, 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.



Defasados



De acordo com o relatório atualizado em dezembro pela Transnordestina Logística a ferrovia tem 600 km construídos e outros seiscentos já com alguma estrutura trabalhada, 52% da obra esta concluída e o novo orçamento estimado é de R$ 11,2 Bilhões.



O deputado Raimundo Gomes de Matos frisou que O trecho da ferrovia no estado do Ceará é o mais defasado, com apenas 15% das obras concluídas.



Mais R$ 3 bilhões



O novo presidente da Transnordestina Logística S.A, Sergio Leite, defende um porte de mais R$ 3 bilhões para conclusão da ferrovia, previsto para 2019. Ele defende recursos na ordem de R$ 400 milhões, para retomada imediata dos trabalhos.



Já o governador Wellington Dias disse que “é hora de unirmos as forças para sensibilizar o governo da importância da conclusão da Transnordestina, nossos empresários acumulam prejuízos por confiar que um dia teriam um escoamento adequado para sua produção, queremos mostrar para o presidente que precisamos dessa ferrovia.”



(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real. Edição: Genésio Jr.)

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