( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 05/05/2005) A ministra Dilma Rousseff, das Minas, ao revelar que o Estado do Piauí é o que tem pior desempenho no cumprimento de metas do “Luz Para Todos” garantiu que a situação do Estado é diferente da maioria dos outros estados da região.
– No geral, fazer universalização é estender linhas, porém no caso do Piauí não se podia levar adiante esta meta pois faltavam os troncos. Era necessário vencer duas etapas – disse.
A Ministra disse que em alguns estados foram desenvolvidas campanhas estaduais de eletrificação rural e que em outras nada foi feito. Ela disse que na Bahia, mesmo tendo o maior território, as maiores necessidades, e a maior meta( 357.970 residências), até 2.008, tem mais condições de cumprir seus objetivos nessa área que outros estados. Ela acabou deixando implícito que as metas da Bahia poder ser melhor alcançadas que as do Piauí que têm menos da metade dos domicílios para serem atendidos até 2.008.
Questionada pelos deputados Júlio César Lima(PFL-PI) e Marcelo Castro(PMDB-PI) sobre a situação do Estado frente a situação apresentada, ela não quis definir culpados, mas garantiu que com o apoio da Aneel as “empresas vão ter que se mexer”. Ela citou que a interlocução com o senador Alberto Silva(PMDB-PI) vai ajudar a mudar o cenário da universalização no Estado. O deputado B.Sá(PPS-PI) disse que acredita que o desemprenho do Estado nessa área vai mudar, especialmente com a entrada das cooperativas nas ações do “Luz Para Todos”.
A bancada federal piauiense compareceu, com grande afluxo, ao encontro desta quarta. Estiveram no café-nordestino desta manhã, além do Coordenador e dos deputados já citados, os deputados Nazareno Fonteles(PT), Simplício Mário(PT) e Paes Landim(PTB).
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)