BANCADA DO NORDESTE – Paulo Câmara alerta para momento de crise do País, propõe ‘agenda de investimentos’ para o Nordeste e pede apoio do Parlamento

(Brasília-DF, 15/04/2015) Uma agenda de investimentos, com a utilização inclusive de linda de organismos internacionais, para alavancar o crescimento dos estados do Nordeste, foi o que propões o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nesta quarta-feira, 15, durante o Encontro de Governadores da Nordeste, em Brasília-DF. O evento foi promovido pela Bancada do Nordeste, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.



O gestor pernambucano fez uma análise da conjuntura econômica atual, destacou o ‘momento de crise’ que o Brasil atravessa, listando vários fatores. E conclamou aos congressistas ‘equilíbrio federativo’, pedindo apoio ao Parlamento brasileiro mais cautela e atenção na votação de projetos para que “aumentem as despesas dos estados, e nem diminuam as receitas dos estados e municípios”.



“Nós, governadores, desde dezembro estamos imbuindo na tarefa de tratar esse momento de crise do Brasil”, disse Câmara na abertura do encontro, frisando que os gestores nordestinos gostariam “de estar aqui discutindo esses temas em outra condição”.



Equilíbrio federativo



O governador pernambucano chamou atenção para o debate de temas que promovam o ‘equilíbrio federativo’ para superar a crise instalada em 2015.



“Não podemos também de deixar de tratar questões fundamentais para equilíbrio federativos, para atravessar esses desafios de 2015, um ano que será marcado por um PIB negativo. Nós estamos enfrentando pelo quarto ano consecutivo uma grande estiagem nos nossos estados”, disse.



E relacionou várias situações que estão tornando 2015 um ano difícil para os gestores públicos estaduais e municipais do Nordeste, lamentando que “a questão do desemprego chegou ao Nordeste”.



Desemprego, alta da inflação…



“O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de janeiro/fevereiro mostrou uma queda com 60 mil postos de trabalhos sendo fechados na região. No mesmo período de 2014 houve uma criação de 11 mil postos”, comparou o governador.



Paulo Câmara listou, ainda, “a volta da infração, principalmente na área do alimento, onde se percebe claramente na população que não se compra mais o que se comprava antes com o salário que tem”.



O governador reclamou da ausência de possibilidades de investimentos em todos os estados nordestinos. “Já solicitamos junto a presidente Dilma e o ministro da Fazenda a possibilidade de redistribuição da questão do ajuste fiscal do Programa de Ajuste Fiscal(PAF) dos estados”.,



Agenda de Investimentos



E propõe uma agenda de investimentos na região. “Uma agenda do investimento, porque é fundamental que num momento como este os estados continuarem investindo, em linhas que existem, como linhas de organismos internacionais como Banco Mundial, Bando Interamericano, dentre outros. Esse é um tema que precisa ser tratada”, enfatizou.



Câmara destacou a apresentação da Agenda Parlamentar na abertura do encontro, acordada por todos os governadores do Nordeste. E fez um apelo aos congressistas.



Apelo ao Parlamento



“A gente pede atenção do Parlamento e nos colocamos a disposição dos deputados e senadores para discutir esses temas, mas que tenham todo o equilíbrio na hora da votação com relação a projetos que aumentam as despesas dos estados, ou propostas que diminuam as receitas dos estados”.



Segundo Paulo Câmara, o momento atual por qual atravessa o Brasil “exige muito atenção, equilíbrio e acima de tudo muita união de todos nós para superarmos todos os desafios”.



– Não está fácil para nenhum estado, nenhum governador, nenhum prefeito. Mas vamos estar junto com uma agenda conjunta e contamos com o apoio dos parlamentares para que a gente possa travessar 2015 de começar 2016 com outras perspectivas e outras formas, e pensar o planejamento dos estados e municípios do Brasil – acentuou o governador.



(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia