( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 26/02/2015) Falando em nome dos novos deputados federais da região Nordeste, o deputado federal André Fufuca (PEN-MA), defendeu nesta quinta-feira, 26, na abertura dos trabalhos da primeira reunião da Bancada do Nordeste, mais tempo para a eleição novo coordenador.
Para o parlamentar maranhense, isso possibilitaria a participação de um número maior de parlamentares na eleição e daria “mais legitimidade” ao coordenador da bancada nordestina.
O deputado revelou que conversando ontem (24) com vários deputados de primeiro mandato, “deputados novatos destra Casa”, muitos disseram que não sabia do Café da Manhã de hoje, que não tinha conhecimento da reunião. “Nós estamos aqui, hoje. com cerca de 10 deputados, elegendo um líder de uma bancada de um pouco mais de 150”, alegou o deputado.
“Eles pediram que eu solicitasse a vocês que se fosse de comum acordo que nós pudesse postergar isso para a próxima semana ou daqui a 10, 15 dias, e fazer as eleições, até porque os mesmos têm intenção de participar de poder eleger o seu coordenador”, informou.
Segundo André Fufuca “isso daria mais legitimidade ao coordenador, já que fosse excelência tem o nosso respeito, tem credibilidade para isto, mas daria mais legitimidade para vossa excelência exercer essa função
“Então, eu venho aqui em nomes deles deixar essa solicitar para que seja analisada e os deputados possam se manifestação com relação a esse pedido dos novos deputados”, completou.
Resposta de JC
Ao responder a solicitação feita pelos novos deputados, via o parlamentar maranhense, Júlio Cesar (PSD-PI) disse que entendia a preocupação dos novatos.
Ele explicou que “estou aqui desde o primeiro dia quando nós instalação desta bancada, através do ex-deputado Roberto Pessoa, do Ceará. Porque o quórum está baixo? Sempre foi assim, nunca o quórum está alto. Só é alto quando vem um ministro, um presidente da República. Mas todas as eleições foram assim. Até porque está acontecendo hoje três Cafés, no mesmo andar. Enquanto você falava, por exemplo, chegaram seis deputados”.
César adiantou que a reunião para escolha do novo coordenador da bancada nordestina na Câmara já foi bastante adiada – são quase 60 dias da nova legislatura. “Estamos, sistematicamente, recebendo apelos dos deputados e daqueles que conhecem a bancada para fazer a eleição hoje. Não que eu queira fugir da disputa. Inclusive submeti o meu nome, que foi aclamado”, esclareceu.
O deputado Júlio César acrescentou que, ainda na condição de coordenador-adjunto, “nós mandamos convite para todo mundo. Os novatos todos receberam no seu gabinete, mensagem por email, whatsApp, e também impresso. E eu pessoal, os que eu fui encontrando ontem, inclusive a vossa excelência, eu entreguei o convite. Poderá ter passado algum que não recebeu. Mas a comunicação foi para todos os gabinetes”, disse.
O deputado André Fufuca voltou a reiterou o apelo aos presentes, “até porque eu acredito que a liderança representa a maioria, e a maioria de 150 deputados é, no mínimo são 76 deputados, e aqui nós não temos nem 20. Então, volto a dizer, até para dar legitimidade maior ainda a vossa excelência que nós possamos votar todos, os novos, os outros deputados”.
O deputado maranhense acentuou que “se no passado houve de eleger um líder com 5, 10 votos, que fique no passado. Nós estamos tratando aqui do presente e do futuro, principalmente da nossa região, que é o Nordeste, região essa que nós somos apaixonados. Então volto a apelar que se adiar por 10, 15 dias. Isso não irá influir de maneira alguma no resultado da eleição”.
(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, e edição de Genésio Jr.)