( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF,13/04/2005) Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura, o convidado da Bancada do Nordeste dessa manhã, mudou seu estilo e não evita mais falar dos êxitos do setor que comanda no país – o chamado agronegócio, que, na prática, vai além do prédio que comanda do alto do bloco “D” da Esplanada dos Ministérios.
– O Risco Brasil caiu face a evolução do agronegócio brasileiro nos últimos anos – disse o ministro num nítido contraponto de que o Risco Brasil só reduziu face a gestão fiscal conservadora do Ministério da Fazenda e do Banco Central. Na manhã de hoje, dirigentes dos bancos oficiais e do BC iriam a Comissão de Agricultura da Câmara Federal para falar do endividamento do setor agrícola.
Ele disse mais:
– A agricultura e o agronegócio impulsionaram o país em todos os níveis O aumento da área plantada obrigou o avanço da indústria de máquinas e equipamentos, o aumento da produção de implementos, de insumos, de fertilizantes.
Ele disse que a indústria de transformação foi uma das que mais ganhou com o agronegócio e destacou o fato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como sendo uma das pessoas que mais rapidamente percebeu a mudança que o setor gera na sociedade.
– A sociedade brasileira tem que perceber que a agricultura não é só comida, alimento. É muito mais que isso! O presidente Lula foi uma pessoa que percebeu isso….. A indústria de transformação cresceu 120% nos últimos dois anos com tão-somente 34% de aumento da área plantada! – insinuando que nem todo entende esse novo papel do setor e que muito mais pode ser ofertado ao país e a sociedade.
Ele não nega seu orgulho e mostra que nem tudo é estabilidade fiscal:
– A agricultura competente puxou a economia como um todo” – disse Rodrigues, revelando nas entrelinhas que o país não aceita a incompetência e a falta de profissionalismo.
O ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, conseguiu agradar a maioria dos deputados da Bancada do Nordeste que compareceu – algo raro entre os ministros do Governo Lula que são acusados, especialmente os petistas, de atenderem mal ou nem atenderem os parlamentares. O deputado Júlio César( PFL-PI), não negou após provocação da Política Real:
-Ele é um dos melhores ministros desse Governo.
O Ministro respondeu as perguntas dos deputados de vários estados da região. A reunião da Bancada do Nordeste terminou logo em seguida as respostas dada por ele aos deputados pois logo em seguida muitos deles, os deputados, iriam acompanhar as discussões na Comissão de Agricultura da Câmara, oportunidade em que a questão do endividamento rural seria discutido.
AGROENERGIA – Rodrigues disse que muito mais que comida e negócios o agronegócio tem uma nova vertente que mudará o mundo, o da agroenergia.
– È um loucura mundial conferir a um único produto que é produzido por poucas empresas em poucos países como o mais importante fonte de energia . – numa referência direta a “ finitude” do petróleo como principal fonte de energia no Planeta.
Ele disse que o Biodiesel é um prioridade nacional.
– Com o Biodiesel e o Etanol qualquer país vai poder fazer sua fonte de energia, seu combustível – porém, é claro ! – os que tiverem mais sol e terra, prontas e agricultáveis, terão mais condição e competitividade, é o caso do Brasil. – disse.
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)