BANCADA DO NORDESTE – Deputados se mobilizam para primeira reunião de 2015 e recondução de Júlio Cesar à coordenação do colegiado

Brasília-DF, 23/02/2015) O vice coordenador da bancada do Nordeste na Câmara Federal, deputado Júlio César (PSD-PI), confirmou nesta segunda-feira, 23, a primeira reunião do colegiado este ano de 2015. Será na próxima quinta-feira, 26, em um Café da Manhã que acontecerá das 8h às 10h, no Restaurante Senac, Anexo IV do Poder Legislativo.



A pauta da reunião envolve tanto a definição da nova direção da Bancada do Nordeste como a discussão de assuntos diversos relacionados à problemática socioeconômica da região.



Deputados dos nove estados nordestinos que integram a bancada já estão se mobilizando para o encontro. E também se articulando para eleger o novo coordenador do colegiado.



O deputado Júlio Cesar, que está interinamente no comando do grupo desde o final do ano passado, é um dos nomes mais cotado para assumir a coordenação da bancada.



O parlamentar piauiense tem uma luta destaca na Câmara em defesa de temas relacionados ao Nordeste, além de ser um grande conhecedor de temas relacionados à economia e finanças dos estados brasileiros e países.



Economia e PEC do Comércio



César foi o primeiro parlamentar este ano indicado para assumir a presidência de uma das 23 Comissões Permanentes da Câmara. Inicio deste mês, por indicação do seu partido, o PSD, ele assumiu, a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).



Nessa área a Câmara aprovou recentemente a PEC do Comércio Eletrônico (PEC 197/12), que fixa novas regras para a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos pela internet.



Na ocasião, o deputado Júlio Cesar (PSD-PI) foi ao Plenário e explicou a importância da aprovação da PEC, que torna mais justo o comércio entre os estados que vendem e os que compram. “Como alguns estados compram muito mais do que vendem eles ficam com um grande prejuízo, e esse desfavorecimento implica em desigualdade e menos dinheiro, de direito, que deixa de chegar nos estados menos industrializados, isso, na verdade, é só uma correção de uma injustiça que é praticada”, acentuou.



Bandeiras de lutas



Suas bandeiras de lutas estão centradas em diversas áreas. Na área de infraestrutura, defendeu, na própria bancada, a Rodovia que liga o Nordeste com o Norte do País. O deputado afirma que tem sido um constante vigilante dos programas federais na área da eletrificação. E tem várias propostas nas áreas da saúde e educação.



No campo da agricultura, por ser filho de agricultor da pequena cidade de Guadalupe (PI), cuja vocação para a agricultura irrigada é um dos expoentes no agronegócio, o deputado Júlio César acredita que a agricultura brasileira é o melhor caminho para o desenvolvimento do país e do seu estado.



Livro



O deputado Júlio César é autor ainda de vários livros. Um deles é lançamento o livro “O Brasil e o Mundo em Dados Comparativos”.



No livro o deputado faz um levantamento detalhado de informações para mostrar as desigualdades no mundo e no Brasil, analisando e comprando em números absolutos, relativos e per capita das regiões e estados brasileiros no aspecto econômico, orçamentário, financeiro e social.



(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia