( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
Brasília-DF, 23/02/2015) O vice coordenador da bancada do Nordeste na Câmara Federal, deputado Júlio César (PSD-PI), confirmou nesta segunda-feira, 23, a primeira reunião do colegiado este ano de 2015. Será na próxima quinta-feira, 26, em um Café da Manhã que acontecerá das 8h às 10h, no Restaurante Senac, Anexo IV do Poder Legislativo.
A pauta da reunião envolve tanto a definição da nova direção da Bancada do Nordeste como a discussão de assuntos diversos relacionados à problemática socioeconômica da região.
Deputados dos nove estados nordestinos que integram a bancada já estão se mobilizando para o encontro. E também se articulando para eleger o novo coordenador do colegiado.
O deputado Júlio Cesar, que está interinamente no comando do grupo desde o final do ano passado, é um dos nomes mais cotado para assumir a coordenação da bancada.
O parlamentar piauiense tem uma luta destaca na Câmara em defesa de temas relacionados ao Nordeste, além de ser um grande conhecedor de temas relacionados à economia e finanças dos estados brasileiros e países.
Economia e PEC do Comércio
César foi o primeiro parlamentar este ano indicado para assumir a presidência de uma das 23 Comissões Permanentes da Câmara. Inicio deste mês, por indicação do seu partido, o PSD, ele assumiu, a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).
Nessa área a Câmara aprovou recentemente a PEC do Comércio Eletrônico (PEC 197/12), que fixa novas regras para a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos pela internet.
Na ocasião, o deputado Júlio Cesar (PSD-PI) foi ao Plenário e explicou a importância da aprovação da PEC, que torna mais justo o comércio entre os estados que vendem e os que compram. “Como alguns estados compram muito mais do que vendem eles ficam com um grande prejuízo, e esse desfavorecimento implica em desigualdade e menos dinheiro, de direito, que deixa de chegar nos estados menos industrializados, isso, na verdade, é só uma correção de uma injustiça que é praticada”, acentuou.
Bandeiras de lutas
Suas bandeiras de lutas estão centradas em diversas áreas. Na área de infraestrutura, defendeu, na própria bancada, a Rodovia que liga o Nordeste com o Norte do País. O deputado afirma que tem sido um constante vigilante dos programas federais na área da eletrificação. E tem várias propostas nas áreas da saúde e educação.
No campo da agricultura, por ser filho de agricultor da pequena cidade de Guadalupe (PI), cuja vocação para a agricultura irrigada é um dos expoentes no agronegócio, o deputado Júlio César acredita que a agricultura brasileira é o melhor caminho para o desenvolvimento do país e do seu estado.
Livro
O deputado Júlio César é autor ainda de vários livros. Um deles é lançamento o livro “O Brasil e o Mundo em Dados Comparativos”.
No livro o deputado faz um levantamento detalhado de informações para mostrar as desigualdades no mundo e no Brasil, analisando e comprando em números absolutos, relativos e per capita das regiões e estados brasileiros no aspecto econômico, orçamentário, financeiro e social.
(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)