( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 26/02/2014) Os parlamentares que integram a Bancada do Nordeste reconduziram nesta quarta-feira, 26, como coordenador do grupo o deputado Pedro Eugênio (PT-PE). Ele exerceu a função durante o ano de 2013. De acordo com o deputado, a meta em 2014 será a propor uma pauta de maior convergência e que unifique ainda mais os parlamentares da região.
A primeira atividade da bancada em 2014 deverá ser um encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, depois do feriado de carnaval, provavelmente no dia 12 de março. A finalidade é permitir aos parlamentares nordestinos interagir com o principal articulador do governo.
Vice-coordenador
“Nós tivemos esta alegria de receber o apoio dos colegas para a recondução, criamos um espaço de vice-coordenador, que terá o deputado Júlio César (PSD-PI), um grande lutador em defesa do Nordeste para que lado a lado comigo possa ajudar nesta coordenação e definimos que o principal objetivo será a definição de pontos específicos que sejam capazes de mobilizar a bancada e permitir que a bancada leve ao governo federal sugestões práticas que façam com que o Nordeste possa enfrentar, cada vez melhor, os seus desafios, dentre os quais o principal e que sintetiza tudo que é o de poder crescer diminuindo as desigualdades regionais em relação às demais regiões”, afirmou Pedro Eugênio.
Obras paralisadas
A realização das obras de infraestrutura hídrica que se encontram paralisadas na região como a rodovia federal Transnordestina e alguns trechos da transposição do rio São Francisco deverão ser o objetivo do grupo parlamentar que congrega 151 deputados e 27 senadores.
A recondução de Pedro Eugênio para continuar coordenando contou com apoio irrestrito dos 14 deputados que compareceram na primeira reunião da Bancada do Nordeste realizada neste ano, em que foi servido o tradicional “Café da Manhã Nordestino” no restaurante do Senac (Serviço Nacional de Apoio ao Comércio) do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Seminário
Após o encontro com o ministro Aloizio Mercadante, a bancada pretende realizar no final do mês de março um seminário para discutir a atuação dos órgãos do governo federal destinados a executar as políticas públicas de desenvolvimento regional. Ainda sem data definida, mas provavelmente no final de abril, os parlamentares nordestinos deverão se encontrar também com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, onde os parlamentares terão a oportunidade de cobrar uma assistência maior por parte do banco de fomento federal para as obras de infraestrutura da região.
Os deputados que aclamaram a recondução de Pedro Eugênio foram Alexandre Toledo (PSB-AL), Assis carvalho (PT-PI), Chico Lopes (PCdoB-CE), Danilo Forte (PMDB-BA), Fátima Bezerra (PT-RN), Fernando Ferro (PT-PE), Geraldo Simões (PT-BA), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Gorete Pereira (PR-CE), Jesus Rodrigues (PT-PI), João Ananias (PCdo-CE), Júlio César (PSD-PI), Paulão (PT-AL) e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE).
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)