Bancada do Nordeste. Deputados cearenses repetem Cid Gomes e afirmam que Petrobras “está em falta” com o Ceará

(Brasília-DF, 14/08/2013) Todos os deputados cearenses que participaram hoje, 14, do “café nordestino” que a Bancada do Nordeste promoveu para ouvir os dirigentes da Petrobras sobre os planos de investimentos da estatal para a região, repetiram a frase recente do governador Cid Gomes de que a petrolífera “está em falta” com o Ceará.



As declarações dos parlamentares do Ceará ocorreram após o diretor-executivo da Petrobras, Antônio Eduardo Monteiro de Castro, ter afirmado que até outubro de 2017, a refinaria que está sendo projetada para ser construída no Complexo Industrial do Porto de Pecém seria entregue.



Ontem, 13, o governador do Estado, Cid Gomes, declarou que “realmente, a Petrobras está em falta conosco”. Segundo ele, “havia um prazo para julho para que eles (da estatal) iniciassem o cercamento da área que o Estado fez a entrega para a Petrobras”. Porém, Cid relatou que ao passar pela área “não há registro de nenhum trabalho”.



“Então, eu já estou procurando a presidente da Petrobras (Graça Forster) para saber dela qual é o novo prazo”, se pronunciou o governador cearense que é do PSB. E o primeiro parlamentar cearense que cobrou a diretoria da empresa, presente no “café nordestino”, foi o deputado João Ananias (PC do B-CE).



“Eu queria diretamente ao diretor da Petrobras solicitar a informação porque hoje está na imprensa do Estado do Ceará uma entrevista do governador Cid Gomes, onde ele coloca que a Petrobras está em falta com o Estado do Ceará, pelo compromisso que assumiu a presidenta Dilma e a presidenta Graça Forster, quando da doação do terreno, elas foram lá”, declarou João Ananias.



E ele disse mais.



“Há um cronograma, inclusive, para cercar o terreno e fazer todos os preparativos, em que o prazo era julho e que até agora, nada aconteceu. Por isso, a reclamação do governador. Então eu gostaria de saber se o diretor (Antônio Castro) tem alguma informação em relação a isso. Porque essa promessa da refinaria Premium II, no Ceará, é uma coisa já desgastada”, complementou o petista.



E que foi além.



“Ninguém acredita mais nisso. As esperanças foram renovadas a partir da visita recente da presidenta Dilma e da presidenta da Petrobras, Graça Forster. Então, gostaria que o diretor pudesse esclarecer isso aí para nós”, emendou.



CRÍTICAS E COBRANÇAS UNÂNIMES – E na sequência do pronunciamento do comunista João Ananias, todos os demais deputados cearenses que participaram da reunião da Bancada do Nordeste seguiram na mesma linha, pedindo medidas concretas por parte da Petrobras que traduzisse na implementação mais breve possível da refinaria.

.

Os parlamentares cearenses que fizeram intervenções, sempre no mesmo sentido, foram Chico Lopes (PCdo-CE), Danilo Forte (PMDB-CE), Gorete Pereira (PR-CE) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). Todos disseram que “está difícil de acreditar na promessa” de que Premium II estará pronta até o final de 2017.



“Eu sou do Ceará e me orgulho muito em ser cearense, mas nós lá do Ceará temos uma queixa e um sentimento de preocupação muito grande com relação a esta questão da refinaria. Desde a década de 60, o Ceará luta por esta refinaria e o foco continua o mesmo. Hoje, o Brasil tem uma balança comercial extremamente negativa, com a alta do dólar isso passa a ser mais preocupante”, falou o peemedebista.



E falou mais.



“E nós temos uma demanda de combustível que é deficitária. Nós somos consumidores de derivados, gasolina e óleo diesel, e precisamos alavancar os investimentos, porque a única forma de resolver esta questão é produzindo e, aí, a curva do aprendizado da refinaria de Pernambuco, Abreu e Lima, foi importante, mas o que demonstra os homens são as ações dos seus gestos”, complementou o deputado Danilo.



Que disparou em seguida.



“Aqui o Sr. fala que a Petrobras tem prioridade de fazer a refinaria do Ceará, mas eu não vi um movimento da Petrobras no sentido da gente buscar e agilizar na Funai (Fundação Nacional de Apoio ao Índio), e a gente acompanha este processo, com o sentido de haver alguma pressão sobre a Funai para liberar o tal do relatório. Tem mais de um ano que a gente diz que a saída para começar as obras é o Termo de Ajuste de Conduta, assinado pela Petrobras, governo do Estado e índios e, até agora, isso não foi realizado”, comentou.



Já o deputado Chico Lopes repetiu ao diretor da Petrobras que o Ceará luta a mais de 50 anos pela instalação de uma refinaria. “Isso é uma questão de honra para o Ceará. Não tem nenhum sentido para a Petrobras não justificar o porquê da não inauguração da refinaria no Ceará. Portanto, eu quero dizer que sou um homem de muita fé, mas com vocês (da Petrobras), estou perdendo cada dia um pouquinho desta fé”, colocou o comunista.



E o tucano Raimundo Gomes de Matos resumiu o imbróglio da construção da refinaria Premium II, ao afirmar que “não adianta mover ventos, quando o cenário está sendo contrário”. Segundo ele, “calote da Petrobras iniciou para o Ceará com a siderúrgica, quando faltando três meses para a oficialização da siderúrgica, a Petrobras tirou o braço da seringa e precisou os ex-governadores Lúcio Alcântara, Tasso Jeireisatti e Ciro irem atrás de investidores a fim que nós tivéssemos a nossa siderúrgica”, registrou o oposicionista ao governo Dilma.



“A gente realmente tem essa descrença total na construção da refinaria, e isso precisa ser esclarecido”, comentou a deputada Gorete Pereira.



RESPOSTA DA DIREÇÃO DA PETROBRAS – Em resposta, o diretor-executivo da estatal, Antônio Castro, justificou que a demora da Petrobras em planejar e executar as obras das novas refinarias se deu face ao “longo tempo” em que o País ficou sem investir neste setor. “Então, isso teve toda uma curva de aprendizado que faz com que hoje os projetos estejam muito bem controlados, onde mensalmente são apresentados o detalhamento das obras e projetos”, disse.



“Então, depois destas curvas de aprendizado, eu posso garantir que as próximas refinarias terão uma aderência entre o planejado e o realizado muito melhor. Lembrando que para fazer uma refinaria no Brasil, muitas vezes se fala que elas são muito mais caras do que no exterior, mas a gente tem que comparar laranja com laranja e a laranja para ser bem comparada tem que considerar dentro do investimento todas as facilidades e infraestruturas que são necessárias”, abordou.



No caso específico da Premium II, do Ceará, Castro falou que os constantes atrasos que levaram a empresa a não cumprir alguns prazos estabelecidos se deram pelo simples fato de constantes revisões nas várias etapas de planejamento, assim como alguns problemas na fase dos pré-projetos. Porém, o diretor-executivo da Petrobras fez questão de ressaltar que a construção da refinaria Premium II é prioritária para a empresa.



(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia