( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Publicada originalmente às 21h 39 do dia 08/08/2013)
(Brasília-DF, 09/08/2013) O presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP), Joaquim Costa, durante seu pronunciamento na reunião da Bancada do Nordeste, nesta quinta-feira, 8, de início, afirmou que o Piauí se coloca ao lado do movimento Integra Brasil. E considerou que é necessária um debate intrarregião.
“Não estamos discutindo a desigualdade entre o Nordeste, o Sul e o Sudeste. Também estamos discutindo desigualdades intrarregionais. Temos potencialidades que também estão dormindo e precisam ser exploradas. Basta citar dois setores, a área mineral e o nosso cerrado com potencial imenso para produção e soerguer o nosso Piauí”, argumentou.
Costa reconhece que dentre os nove estados do Nordeste “talvez” o Piauí seja o mais subdesenvolvido.
“Precisa ser agraciado para que se consiga promover o nosso desenvolvimento. O deputado Júlio Cesar é atuante na nossa região do Piauí. E nós temos apoiado, na AIP, as suas ações, principalmente, agora, meus caros deputados”, enfatizou o presidente da AIP.
DEFICIÊNCIAS – Costa ressaltou, durante a reunião, que o estado tem muitas deficiências, mas citou duas estruturantes.
“O Piauí não tem aeroporto que possa atender as necessidades. É deprimente a situação do estado. Não tem um porto para escoar a sua produção. E é a nossa proposta a ser levada ao Integra Brasil – Forum Nordeste no Brasil e no Mundo, para que ajude o Piauí a ter um aeroporto e a ter um porto que possam promover e nos igualar a outros estados nordestinos”, defendeu Costa.
(por Maurício Nogueira, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr.)