( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 10/07/2013) O deputado Geraldo Simões(PT-BA) pediu na manhã desta quarta-feira, 10, que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) passe a fazer parte do Conselho de Administração da nova Agência Nacional de Extensão Rural (ANATER) que está para ser criada.
A nova Agência proposta pelo governo federal é objeto do Projeto de Lei 5740/13 que tramita na Câmara dos Deputados em caráter de urgência foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff no último dia 06 de junho, quando anunciou o Plano Safra Agricultura Familiar.
A declaração do petista baiano ocorreu durante o “café nordestino” que a Bancada do Nordeste promoveu no dia de hoje, nas dependências da Câmara, oportunidade em que os parlamentares da região ouviram uma explanação do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Embrapa), Maurício Lopes, sobre os projetos voltados a atender o semiárido.
“A minha intervenção vai ser muito localizada na minha paroquia, região produtora de cacau. É um salto de qualidade o Projeto de Lei que está tramitando na Casa criando a Agência (Nacional) de Extensão Rural. E o salto não é nem a Agência, porque já tivemos algo parecido que era a Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica Rural). Essa Agência ser dirigida pela Embrapa que é um órgão de pesquisa vitorioso no Brasil e no mundo”, falou.
E disse mais.
“A ponderação que eu faço é que eu sou funcionário da Ceplac que já combina extensão rural com pesquisa há 50 anos. É claro que não atua no Brasil inteiro, trabalha em seis Estados, 23 municípios e atende 150 mil famílias de produtores. Nós apresentamos emenda a este projeto colocando a Ceplac para contribuir com a Embrapa e a agricultura nacional no Conselho de Administração (da Agência Nacional de Extensão Rural). E a ponderação que faço é que este tema seja analisado com carinho pela Embrapa”, finalizou.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)