( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasilia-DF, 26/06/2013) O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) durante o “café nordstino” que reuniu a Bancada do Nordeste, nesta quarta-feira, 26, para receber o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, levantou questões que tem preocupado os representantes do povo nordestino. Cirilo afirmou que tem sido cobrado por uma atuação da Conab, no que diz respeito a fortalecimento de algumas culturas e programas de aquisição de alimentos.
“Na minha região, nós temos uma quantidade muito grande de pequenos agricultores familiares que cultivam coco, caju e outras. Precisamos, por exemplo, no coco, que tem uma cadeia produtiva muito importante, há uma exploração enorme no valor de venda desse coco”, apontou.
O deputado cearense, que já liderou a bancada, sugeriu que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) interviesse na relação comercial do produto para que o lado dos produtores fosse fortalecido, que produzem coco, caju, cera de carnaúba, que são tradicionais na naquela região.
INFRAESTRUTURA – Outro ponto levantado por Cirilo é a melhoria da infraestrutura do escoamento da produção.
“Há muita reclamação da precariedade, poreira exemplo, do acesso das estradas que nós temos. Eu tenho ido ao INCRA para tentar sensibilizar, para que a gente possa melhorar essas condições junto aos assentamentos”, reportou.
A descentralização de ações direcionadas aos estados, é um outro anseio, detectado pelo deputado e colocado na reunião. Há queixas de que as ações do Governo Federal são muito mais centralizadas nos governos estaduais. Há reduzida relação com os municípios.
“Acho que os territórios da cidadania podem cumprir esse papel, ter uma atuação mais articulada junto aos municípios. O ministério (MDA) pode articular essa relação e as parcerias com os municípios, que eu penso ser muito importante, porque são nos municípios que as pessoas vivem. E, portanto, são essas as minhas colocações que eu quero fazer aqui, parabenizando o trabalho realizado”, finalizou.
( por Maurício Nogueira, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr)